Estados de Ego e Liderança

A Análise Transacional é uma teoria do comportamento humano, criada em 1958 por Eric Berne e inicialmente formulada no contexto terapêutico. Hoje ela é aplicada nas áreas: psicoterapeutica, educacional e organizacional. É uma ferramenta eficaz para diagnosticar e intervir na cultura organizacional, ajudando a liderança a  elevarem a eficácia de suas equipes.

Liderança e Estado de Ego Pai

Um líder que tem o Estado de Ego Pai com crenças e valores  não atualizados pode acreditar, por exemplo, que ser  rígido com os liderados é uma estratégia que auxilia os mesmos a realizarem as tarefas esperadas, porém, ao mesmo tempo percebe que elas não são executadas, e então, aumenta a intensidade de sua rigidez, com a expectativa que desta forma convencerá seus liderados, o que, para sua surpresa, não ocorre. Quando o líder consegue entender que seu Estado de Ego Adulto está contaminado pelo Estado de Ego Pai com estratégias de liderança não condizentes que o perfil da equipe, existe a possibilidade do mesmo encontrar novas alternativas para convidar seus liderados a terem atitudes proativas na realização de suas tarefas.

Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional. 

Liderança e Estado de Ego Criança

Interpretação semelhante pode ser feita quando o Estado de Ego Criança está contaminando o Estado de Ego Adulto. Em virtude de algum sentimento arcaico, não condizente com o “aqui e agora”, o líder pode se sentir ameaçado pelos seus liderados, pares ou gestores e ativar a Criança Submissa ou a Rebelde. No caso da Submissa ele não estará em condições de dar todas as informações necessárias à sua equipe, pelo fato de seus sentimentos arcaicos entenderem que esta atitude pode ser uma ameaça. Por outro lado, quando a Criança Rebelde está com energia elevada, pode ser vingativa e punitiva, também como forma de defesa dos sentimentos arcaicos. Em ambos os casos o Adulto não está em condições de processar as informações do “aqui e agora” de maneira autônoma, convidando os liderados a entrarem em jogos psicológicos.

Liderança e Estado de Ego Adulto

Com o Adulto descontaminado, livre de crenças não atualizadas do Estado de Ego Pai e dos sentimentos arcaicos do Estado de Ego Criança, o líder  convida sua equipe a ser autônoma, ter permissão para atingir os resultados esperados e resolver suas questões.

Se você se interessou pelo tema ou deseja fortalecer sua liderança, participe do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101. Este pode ser o seu primeiro passo para utilizar os instrumentos de AT para potencializar sua eficácia profissional.

Também aproveite a oportunidade para participar de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.  Clique aqui e se inscreva.

Luiz Antonio Tiradentes: Administrador, Analista Transacional Certificado,   formador de líderes  e autor do Método Inteligência Comportamental.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *