O que fundamenta nossas soluções de treinamento
No ambiente empresarial, há predominância de dois conjuntos de comportamento humano, que interferem na produtividade das equipes e nos resultados dos negócios, como também moldam a cultura e o clima organizacional. Tais aspectos são perceptíveis na prática pela forma de agir das pessoas, dos líderes e dos grupos.
Os comportamentos disfuncionais são percebidos nas atitudes de impaciência e intolerância das pessoas, assim como na manifestação de dificuldades de comunicação, envolvimento frequente em conflitos interpessoais e ausência de proatividade diante da resolução de problemas. Tais manifestações interferem no funcionamento das equipes e provocam queda de resultados, ocasionados por baixo comprometimento e iniciativa. Esses comportamentos podem ser acentuados se a liderança não tiver habilidades comportamentais condizentes à realidade do grupo.
Por outro lado, os indivíduos conscientes de suas atitudes demonstram um comportamento resiliente frente aos desafios organizacionais, comunicam-se com assertividade, relacionam-se de forma saudável, aprendem com os acontecimentos e buscam soluções diante dos desafios diários. Essa maneira de agir das pessoas abre espaço para as equipes se engajarem nos resultados do negócio, com foco e comprometimento na melhoria de indicadores de desempenho.
De forma geral, a cultura organizacional saudável é promovida por lideranças autênticas e integradoras, que orientam equipes para resultados, assim como demonstram habilidades para lidar com pessoas e desenvolver equipes, além de estimular ambientes de criatividade, inovação e otimização de indicadores de resultados. Tiradentes (2015, n.p)assevera esse raciocínio, ao afirmar que:
Quando as pessoas estão bem consigo possuem relações interpessoais assertivas, vivenciam comportamentos de equipes cooperativas e são mobilizadas por uma liderança integradora e inspiradora, a definição de estratégias empresariais e implementação de ferramentas de gestão são facilitadas. Isso contribui para promover cultura organizacional saudável, sustentável e orientada para aprendizagem, inovação e resultados.
É nesse contexto organizacional que os cursos, treinamentos, formações e programas de desenvolvimento da Potencialize se integram, com o compromisso de desenvolver pessoas, promovendo engajamento com propósitos pessoais, profissionais e resultados da empresa.
Relevante considerarmos que se as pessoas crescem enquanto indivíduos, suas potencialidades se expandem. Ainda, se compartilham tais potencialidades com o negócio, nas vivências de um clima com cultura organizacional saudável, o resultado só pode ser este: aumento da qualidade de vida, performance profissional e eficácia organizacional.
Sempre há dois caminhos para serem seguidos e cada um levam a destinos opostos:
Quais pessoas, grupos ou empresas chegam mais longe?
Comportamentos disfuncionais
→ Conflitos interpessoais constantes
→ Baixo comprometimento
→ Falta de controle emocional
→ Erros repetitivos
→ Jogos de culpa
→ Fofocas e reclamações
→ Ausência de consciência dos comportamentos
Consequências
→ Baixa qualidade de vida
→ Estagnação profissional
→ Queda de produtividade
→ Pouco longevidade do negócio
Comportamentos assertivos
→ Assertividade nas relações interpessoais
→ Foco nos resultados
→ Resiliência
→ Aprendizagem e inovação
→ Iniciativa para resolver problemas
→ Entrega de resultados
→ Pensamento antes da ação
Consequências
→ Equilíbrio, paz interna e criatividade
→ Profissional de performance elevada
→ Equipes de alto desempenho
→ Eficácia organizacional