Posição existencial de acordo com a Análise Transacional

posição existencial

Posição Existencial de acordo com a AT, é a forma como percebemos a nós mesmos em relação às outras pessoas. Ou ainda, é o conceito que as pessoas têm de si e dos outros. São elas: Eu estou OK – Você está OK (+/+) É a única posição existencial saudável, fundamentada em experiências precoces de […]

Seis formas de estruturação social do tempo na AT

as seis formas de estruturação social do tempo

Cada ser humano é responsável pelo uso de seu tempo. Muitos usam esse tempo para sentirem-se bem, alcançarem suas metas de vida e terem sucesso. Outros, no entanto, usam contra si próprios, não atingindo suas metas, sentindo-se frustrados e incapazes. De acordo com a Análise Transacional, o ser humano tem seis formas de estruturação social […]

Liderança e resolução de problemas

Liderança e resolução de problemas

Desqualificação da realidade As pessoas em uma organização podem estar empenhadas em resolver as questões do setor ou desqualificarem a realidade, mantendo o “status quo”.  Isso poder ser observado nas reações das pessoas em um grupo quando do surgimento de um problema inesperado, como por exemplo: Elas buscam soluções para o negócio, inovam, buscam novos […]

Instrumentos de Análise Transacional – AT

Instrumentos da AT

Quais são os principais instrumentos de Análise Transacional – AT? A Análise Transacional – AT foi criada por Eric Berne em 1958, a qual é um modelo de aprendizagem para estar bem e tem como objetivo apresentar instrumentos que possibilitem aos indivíduos desenvolverem sua autonomia. Seus principais instrumentos são: Estado de Ego: fenomenologicamente é descrito […]

Empresas vencedoras e não vencedoras

empresas vencedoras

Como uma empresa pode lidar diante de uma nova situação? Uma nova situação pode representar queda nas vendas, falha na produção, perda de um cliente importante, constatação de um prejuízo, erro de um funcionário, reclamação de um cliente, ou ainda, busca de novos mercados, ampliação de investimentos, entre tantas outras possibilidades. Em outras palavras, a […]

As etapas para elaborar o planejamento estratégico

O planejamento estratégico tem a finalidade de mostrar os caminhos, pelos quais o negócio deve seguir para atingir determinados objetivos. A sua elaboração é composta das seguintes etapas: análise do ambiente interno e externo, definição de missão, visão, objetivos, estratégias e metas. A análise do ambiente interno tem a finalidade de diagnosticar o negócio. Nessa […]

Análise Transacional em Cascavel

Análise Transacional em Cascavel Governar a si próprio, determinar seu destino, assumir responsabilidades por ações e sentimentos e desfazer-se de padrões inadequados ou irrelevantes, para viver no aqui e agora, foi a temática do curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101, realizado em julho desse ano, em Cascavel-PR. Durante 16 horas de capacitação os […]

Formação de lideranças femininas um Ubiratã-PR

Formação de lideranças femininas um Ubiratã-PR Contribuir com o desenvolvimento de lideranças femininas para assumirem padrões inovadores de liderança, frente aos constantes desafios da mobilização de pessoas em torno de objetivos comuns, foi a temática central do curso para formação de líderes para integrantes de grupos femininos da Coagru, em Ubiratã-PR. O facilitador de treinamentos […]

Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV em Palmas- TO

Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV em Palmas- TO “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para sua produção ou a sua construção”.   Paulo Freire A frase acima expressa a essência da aprendizagem vivencial, no qual o facilitador de aprendizagem tem como missão criar condições para que os participantes, a partir de suas necessidades, […]

Pessoas engajadas: um diferencial competitivo

pessoas engajadas

Os resultados de uma empresa se relacionam ao nível de engajamento dos colaboradores, tendo em vista um propósito comum. Sob tal premissa, pessoas criativas, comprometidas, que externalizam comportamentos assertivos e dispostas a aprender, potencializam a eficácia organizacional, fundamentada em quatro pilares: liderança, pessoas, equipes e aprendizagem.  A cultura organizacional é composta pelo comportamento das pessoas, […]