O ser humano é extremamente complexo e sua personalidade se forma com base em crenças, valores, experiências e referências ao decorrer da vida, sendo muitos desses inconscientes. Para nossa evolução pessoal e autoconhecimento, é importante entender de que maneira nós mesmos funcionamos e por que agimos e sentimos de determinadas formas. O psicólogo e pesquisador Eric Berne divide a personalidade humana em três pontos em sua teoria Análise Transacional, chamados de Estados do Ego.
A partir desse estudo, se torna mais fácil entender alguns hábitos e, claro, tentar mudá-los, se necessário. Os Estados do Ego são divididos em: Pai, Adulto e Criança, sendo, de forma resumida, aprendizado, razão e emoção, consecutivamente. Entenda de que maneira a personalidade humana se comporta:
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
Estado do Ego Pai
Todos os comportamentos que aprendemos com nossos pais e demais familiares ficam guardados em nós e, conforme crescemos, eles se refletem em alguns comportamentos. Quando você precisa ser mais sério e responsável, por exemplo, você vai reproduzir o comportamento que aprendeu na infância, porque é sua referência nesse aspecto.
Dentro do Pai, ainda existem o Pai Crítico, que é de onde emanam os julgamentos, críticas, preconceitos, acusações, controles, ordens, limites e punições; e o Pai Protetor, que é aquele que incentiva, apoia e conforta.
Estado do Ego Adulto
O Adulto é aquele que pensa antes de agir, com responsabilidade e confiança, portanto, é neste estado que você vai ser capaz de distinguir o que é adequado ou inadequado e, também, fazer escolhas racionais e prudentes.
Estado do Ego Criança
Este é o estado dos sentimentos e emoções. A autenticidade da Criança desperta comportamentos criativos e intuitivos, sendo, do mesmo modo, dividido em outras três categorias: a Criança Adaptada, que tem atitudes diferentes quando autoridades estão por perto devido a sua necessidade de aprovação; a Criança Livre que é onde estão a criatividade, curiosidade, espontaneidade e autenticidade, além de comportamentos impulsivos e egocêntricos; e o Pequeno Professor, que tem a consciência intuitiva.
Cada Estado de Ego tem influências diferentes sobre os seres humanos, variando de acordo com cada momento. O ideal é saber ativá-los de maneira assertiva, fazendo a seguinte pergunta: O que é adequado e conveniente fazer neste momento, para ter o resultado que desejo?
Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.
Muito clara a explicação. Ótimo.
Pingback: Constância dos Estados de Ego Pai Adulto e Criança - potencialize.adm.br
Pingback: AT e a personalidade das empresas - potencialize.adm.br
Pingback: Estados de Ego e Liderança - potencialize.adm.br