Você se sente incapaz diante do futuro?

Nos dias atuais, com tantas informações negativas sobre economia, política e saúde e as inevitáveis consequências disso tudo na rotina do dia a dia, forma de trabalhar, relações sociais, renda familiar, dentre tantos outros reflexos, podem influenciar na forma como visualizamos o futuro. Otimismo e pessimismo estão lado a lado e a pergunta essencial é: Qual destas duas formas de pensamento estão no comando de sua vida?

É claro, não podemos desconsiderar a realidade e os fatos que estão acontecendo no Brasil, neste momento. Para muitos, os impactos desta onda do coronavírus têm sido sem precedentes, com perda de renda, familiares e amigos com problemas de saúde, negócios e profissões que só sobreviverão se reinventarem, dentre outros.

Agora, a forma de encarar tudo isso é que fará a diferença no futuro. Se o pessimismo tomar conta, o sentimento de incapacidade prevalece e, como resultado,  a pessoa não consegue pensar com objetividade em relação ao que fazer para resolver os próprios problemas.

O otimismo, que é a disposição de encararmos as coisas pelo lado positivo, é o principal recurso que temos neste momento para lidar com atual realidade. Para muitos está difícil?  Sim, está e não podemos desconsiderar os fatos do momento. Por outro lado, é o olhar com racionalidade para tudo que está acontecendo que nos dará a serenidade para nos perguntarmos:  O que é adequado e conveniente fazer neste momento?

Não importa qual situação você esteja vivenciando, o fato é que, é necessário ter inteligência comportamental para encontrar opções diante do atual cenário. É bem melhor pensar em alternativas, as colocar em prática, do que ficar envolto nos próprios pensamentos, achando que nada dará certo.

Permita-se sentir capaz para lidar com sua realidade!

Se você quiser saber mais sobre como ter visão otimista sobre si, inscreva-se no curso Método Inteligência Comportamental e seja protagonista de sua história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *