Um pensamento, gera um sentimento, que por sua vez, interfere na visão de realidade que cada pessoa tem de si e do ambiente ao redor, a qual influenciará nos comportamentos, relacionamentos e ações.
Ou seja, o ponto do origem de como nos sentimos, encaramos a realidade e da forma como externalizamos comportamentos, está nos pensamentos.
Somos responsáveis pelo que estamos pensando e sentindo. Independente do que ocorra em nossa vida ou que outras pessoas façam a nós, a forma como vamos agir é escolha nossa e será influenciada pelo que estamos pensando ou sentido.
O caminho para mudarmos nossa forma de agir é alterarmos nossa forma de pensar.
É por esta razão que eu trouxe a reflexão sobre qual é o seu maior desafio. São os reflexos da pandemia ou seus pensamentos?
Tenha certeza de que você terá assertividade ao lidar com o que está acontecendo em sua vida se seus pensamentos estiverem:
- respaldados com dados da realidade, para fundamentar suas certezas;
- no “aqui e agora”, para entender o que é conveniente e adequado fazer, no momento presente, para ter o resultado que desejado;
- com a crença positiva a respeito de si, acreditando que você pode enfrentar o que está vivenciando.
Reserve um tempo para refletir sobre seus pensamentos e perceba se eles estão atuando a seu favor.
Permita-se ter visão otimista e realista sobre si.
Autor: Luiz Antonio Tiradentes: Administrador e facilitador de treinamentos para líderes e autor do Método Inteligência Comportamental.