O que fazer para manter o controle emocional?

Um conceito que sempre está presente comigo é que os pensamentos influenciam os sentimentos. Amor, prazer, alegria, raiva, medo e tristeza são sentimentos normais ser humano é e saudável senti-los. Por outro lado, ansiedade, ódio, ressentimento, inveja, culpa, dentre outros, são sentimentos que geram desconforto. Muitas vezes, a pessoa nem sabe por qual razão os está sentindo e não tem consciência de quais pensamentos estão afetando o estado emocional.

O que fazer para lidar com sentimentos que geram desconforto?

O primeiro passo é querer alterar de forma positiva o estado emocional. Se esse querer estiver presente, há estratégias eficazes para isso, que eu as resumo em três grupos:

  • Ações que você pode fazer sozinho(a): exercícios físicos, orações, sair da rotina, assistir bons filmes e escrever o que está pensando e sentindo. Estas ações são simples, eficazes e você pode fazê-las a qualquer momento.
  • Ações com outras pessoas: conversar com amigos sobre si, ajudar o próximo e participar de grupos de amigos que compartilham experiências, são exemplos de ações potentes para alterar de forma significativo os pensamentos e sentimentos.
  • Ações com auxílio profissional: pode ocorrer que, em virtude de seu momento de vida, precise de pessoas capacitadas para te dar suporte em seu controle emocional. Neste caso, há várias áreas para você escolher, como por exemplo: psicoterapia, microfisioterapia, osteopatia, acupuntura, antroposofia, homeopatia, treinamentos de desenvolvimento pessoal, entre outras.

O fator decisivo para estabelecer o controle emocional é o seu desejo consciente de fazer algo que altere de forma positiva seus pensamentos e sentimentos. Após isso, há opções disponíveis.

Desafie-se. Fala algo diferente por você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *