Exemplo de perguntas do CAV

O uso de perguntas, na aplicação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV, faz com que o participante preste atenção em  sua situação e se mobilize para respondê-las.

A passagem entre uma etapa e outra do Ciclo CAV, pode ser planejada com perguntas, as quais devem ser:

  • claras e compreensíveis;
  • amplas, de modo a não limitar o alcance, a diversidade e a criatividade dos participantes;
  • Abertas, que não possam ser respondidas com um simples “sim” ou “não”.

Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre a aplicação do CAV.

Segue exemplos de perguntas para cada uma das três etapas de processamento do Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV:

  • Observação reflexiva

    • O que aconteceu? O que você sentiu? O que você percebeu/observou?
    • Quem teve percepções diferentes?
    • O que mais lhe chamou a atenção?
    • O que contribuiu para que isso acontecesse?
    • O que ajudou a situação? O que dificultou a situação?
    • Que padrões você consegue identificar nesta situação?
    • O que as pessoas valorizaram quando agiram assim?
  • Conceitualização abstrata

    • Como é possível relacionar isto com outras experiências?
    • Que outras relações vocês conseguem estabelecer? Isto lhe faz recordar de algo?
    • O que vocês fariam de diferente se estivessem numa situação semelhante no futuro?
    • Que novos insights, percepções vocês conseguem extrair desta discussão?
    • O que vocês perceberam, “sacou” que foi novo? Que “fichas caíram”?
  • Experimentação ativa

    • Que opções cada um de vocês tem à sua frente?
    • O que você começará a fazer de forma diferente daqui para frente?
    • O que você deseja manter?
    • O que pretende abandonar, abrir mão?
    • Que passos você pretende dar para aplicar esta nova compreensão em sua prática?

O papel do facilitador é conduzir o grupo às suas próprias conclusões, estimulando as compreensões individuais. Além disso, acompanhar o que emerge no processo de aprendizagem, formulando novas perguntas a partir das respostas dadas pelos participantes.

Deseja participar de nossa ao vivo gratuita para conversarmos sobre a aplicação do CAV? Clique aqui e entre em nosso grupo do WhatsApp. 

 

Referência:

Kolb, D. Experiencial learning: experience as the surce of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos e autor do Curso Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV .

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *