O uso de perguntas, na aplicação do Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV, faz com que o participante preste atenção em sua situação e se mobilize para respondê-las.
A passagem entre uma etapa e outra do Ciclo CAV, pode ser planejada com perguntas, as quais devem ser:
- claras e compreensíveis;
- amplas, de modo a não limitar o alcance, a diversidade e a criatividade dos participantes;
- Abertas, que não possam ser respondidas com um simples “sim” ou “não”.
Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre a aplicação do CAV.
Segue exemplos de perguntas para cada uma das três etapas de processamento do Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV:
-
Observação reflexiva
- O que aconteceu? O que você sentiu? O que você percebeu/observou?
- Quem teve percepções diferentes?
- O que mais lhe chamou a atenção?
- O que contribuiu para que isso acontecesse?
- O que ajudou a situação? O que dificultou a situação?
- Que padrões você consegue identificar nesta situação?
- O que as pessoas valorizaram quando agiram assim?
-
Conceitualização abstrata
- Como é possível relacionar isto com outras experiências?
- Que outras relações vocês conseguem estabelecer? Isto lhe faz recordar de algo?
- O que vocês fariam de diferente se estivessem numa situação semelhante no futuro?
- Que novos insights, percepções vocês conseguem extrair desta discussão?
- O que vocês perceberam, “sacou” que foi novo? Que “fichas caíram”?
-
Experimentação ativa
- Que opções cada um de vocês tem à sua frente?
- O que você começará a fazer de forma diferente daqui para frente?
- O que você deseja manter?
- O que pretende abandonar, abrir mão?
- Que passos você pretende dar para aplicar esta nova compreensão em sua prática?
O papel do facilitador é conduzir o grupo às suas próprias conclusões, estimulando as compreensões individuais. Além disso, acompanhar o que emerge no processo de aprendizagem, formulando novas perguntas a partir das respostas dadas pelos participantes.
Deseja participar de nossa ao vivo gratuita para conversarmos sobre a aplicação do CAV? Clique aqui e entre em nosso grupo do WhatsApp.
Referência:
Kolb, D. Experiencial learning: experience as the surce of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984
Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos e autor do Curso Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV .