Como manter uma cultura positiva na empresa

A cultura organizacional tem um poder imenso dentro de qualquer companhia, porque ela tem a capacidade de criar ou suprimir um ambiente produtivo. Mesmo que algumas regras corporativas sejam implícitas ou faladas, preservar a equipe motivada, caminhando junto aos seus objetivos é importante para manter uma cultura positiva na empresa.

O que é cultura organizacional

Para entender melhor, a cultura organizacional é colocar em prática a missão, visão e valores da empresa. É ver fluindo dentro da equipe os hábitos que devem ser cultivados, que são movidos pelos objetivos corporativos.

Essa cultura é a junção dos comportamentos, em busca de resultados em comum. Por mais que alguns valores sejam implícitos e outros sejam verbalizados, a cultura organizacional pode ser sentida.

Ambiente humano

É claro que oferecer um bom salário é fundamental, mas, hoje, as pessoas têm buscado empregos que também proporcionam bem-estar e satisfação pessoal. Ninguém gosta de se encontrar em um ambiente negativo, rodeado por cobranças e nenhum reconhecimento. Por isso é importante que seja criada uma atmosfera de incentivo e atenção às necessidades dos colaboradores, ou seja, um ambiente humano e acolhedor.

Comunicação

É imprescindível que a liderança propague uma cultura organizacional saudável, mas, também, os pilares dessa cultura devem ser comunicados às equipe. Você pode promover reuniões ou cartilhas para que todos saibam qual é o comportamento corporativo esperado e, não em forma de cobrança, promover eventos e situações para que todos estejam engajados com a cultura interna e a propaguem porque se identificam com ela.

Vale ressaltar que a cultura precisa ser renovada. O que funcionava há 5 ou 2 anos atrás, talvez já não seja efetivo hoje. Comunique-se sempre com os colaboradores e recolha feedbacks.

Mudança na cultura organizacional

Se você está lendo este texto porque sente a necessidade de atualizar a cultura da sua organização, saiba que esse não é um processo fácil, mas que também não é impossível. Difundir novos valores leva tempo e é preciso paciência. É positivo promover uma nova cultura de valorização, comunicação, saber ouvir, reconhecer e orientar. Colaboradores que se sentem importantes em uma empresa tendem a vestir a camisa dela. Encorajar uma cultura positiva ajuda a unir as equipe em busca dos resultados almejados. Pense nisso!

Durante esse processo de mudança, tenha certeza de que os líderes estão capacitados para dar esse auxílio e, também, note se quem está com você também compartilha dos mesmos valores. É importante que seu time seja composto por quem tem a mesma visão que você.

 

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