Etapas para elaborar um plano de vida
1. Defina seu propósito de vida
2. Defina seus sonhos e objetivos
3. Adote comportamentos e atitudes coerentes com seus sonhos e objetivos
4. Defina ações coerentes com seus sonhos e objetivos
- Defina seu propósito de vida: É neste ponto que você escreverá qual é o seu propósito de vida. O que você sente que o ambiente a sua volta pede que você faça para o bem comum? O propósito de vida não tem relação com conquista materiais e, sim, com o seu papel no mundo. Suas habilidades são úteis para o que e para quem?
Acredite: Você tem uma função importante para este momento da humanidade.
- Defina seus sonhos e objetivos: nesta etapa do planejamento é o momento de escrever o que se deseja para o futuro, ou seja, são objetivos de longo prazo, os quais tem relação direta com o propósito de vida.
- Adote comportamentos e atitudes coerentes com seus sonhos e objetivos: será muito difícil fazer os sonhos tornarem-se realidade se os comportamentos de uma pessoa não forem condizentes com este desejo. Defina quais comportamentos você quer ter deste ponto em diante a fim de manter-se em direção ao seu propósito de vida.
- Descreva ações direcionadas aos seus sonhos e objetivos: este é o ponto onde define-se metas específicas que sejam coerentes com os sonhos e objetivos. É válido lembrar que as metas devem ser realistas, serem específicas e terem um prazo. Tome o cuidado para não definir metas sabotadores. Lembre-se de seus limites e possibilidades. É muito melhor ter pequenas conquistas gradativas do que estabelecer metas deslocadas da realidade, as quais não podem ser cumpridas.
Cuidados ao analisar seu planejamento de vida.
Reserve um tempo de qualidade para escrevê-lo. Após isso, cheque-o, fazendo as seguintes perguntas: O plano de vida é coerente com meus princípios e valores? Ele está de acordo com minhas possibilidades e é coerente com o que a vida me pede neste momento? Ao ler meu plano, ele me traz alegria e motivação? Se a resposta para alguma destas perguntas for negativa, isso indica que é conveniente fazer uma revisão. Certifique-se de que este plano lhe traga satisfação interna e motivação para colocá-lo em prática.
Acredite: um plano pode mudar sua vida! Tenha foco e gere mudanças positivas em sua vida!
Autor: Luiz Antonio Tiradentes: Administrador e facilitador de treinamentos e autor do Método Inteligência Comportamental