Como entender o propósito de vida

Ter um propósito é encontrar um rumo. Não é apenas um plano a longo prazo, é um objetivo que se renova e serve como impulso diariamente. Não é errado sentir que não se sabe o que quer ou pensar que você ainda não encontrou o seu propósito – isso é absolutamente normal. Este texto foi pensado justamente para você, que ainda se sente perdido em meio a um turbilhão de ideias ou que, simplesmente, se sente sem ideia nenhuma.

O que é o propósito

Algumas pessoas podem ter mais facilidade ou dificuldade neste ponto. O primeiro passo é não se comparar a ninguém, afinal, cada pessoa tem seu tempo de assimilação e entendimento pessoal. Se um amigo tem certeza de seus sonhos e metas, por exemplo, não se sinta inferior a ele por isso.

O propósito de vida é como algo vivo e que, a todo instante, pulsa. É a sensação de que você foi feito para aquilo e que é sua missão realizar. É por causa desse propósito que você, diariamente, faz as escolhas que faz e é um dos motivos pelos quais você se sente realizado. Ter um propósito é viver com mais qualidade e certeza.

É importante ressaltar:

– seu propósito não é outra pessoa;

– o propósito de outra pessoa não é o seu;

– você não precisa se culpar se ainda não tiver encontrado um propósito.

Como encontrar o seu propósito

Em todas as etapas, sempre tenha em mente o intuito de não se cobrar tanto. Faça tudo com calma e pense no melhor para você.

Parte 1

A partir de agora, você vai começar a escrever: seja em um caderno, no bloco de notas no celular ou no Word – o que for mais confortável. Agora, anote todas as coisas que você gosta ou as coisas pelas quais você se interessa. Voe longe: procure por áreas de seu interesse, assuntos pelos quais você sente paixão e se dedicaria para aprender. Pense em tópicos distantes da sua realidade, mas, também, não se esqueça do que você já vive. Como, por exemplo: astronomia, costura, história da arte, cozinhar, etc.

Parte 2

Aqui, você vai dar início a uma segunda listagem: das coisas que você já faz e que te trazem alegria. Pode ser simples, desde preparar o café da manhã para a família até produzir um vídeo de uma viagem. Pense bem até encontrar atividades que te tragam prazer genuíno.

Parte 3

Essa é a última lista que você vai fazer. Coloque no papel ou na tela como você se imagina no futuro, o que quer fazer. Visualize-se vivenciando momentos de realização completa e tente identificar o que irá te trazer tamanha alegria.

Parte 4

Releia todas as listas e encontre o que elas têm em comum. A partir daí, procure o que, entre todos esses pontos, mais se parece com um propósito que se encaixa para você. A ficha pode não cair de um dia para o outro e você pode acrescentar ou remover itens das listas. É importante ter certeza do que se quer.

Como acontece a identificação

Para alguns, o propósito pode ser se tornar um chef de cozinha, para outros, pode ser implementar atividades esportivas em comunidades carentes. Consegue ver como as metas são diferentes? O coração de cada um é motivado por razões diferentes e é por isso que é fundamental ter um propósito só seu.

Você pode encontrar uma atividade completamente nova ou pode encontrar um novo sentido naquilo que você já faz. Saber o que te move ajuda a dar uma direção para os seus dias e faz com que a sua vida seja vivida com mais consciência e convicção.

2 thoughts on “Como entender o propósito de vida

  1. Maria Lucia Magalhães Leite says:

    fiz uma leitura de todos os itens, agora vou inicaie minhas listas e assim encontrar e definir meu Propósito de Vida.

  2. Maria Lucia Magalhães Leite says:

    Os meus sonhos estão muito voltados para uma moradia e casamento com residencia na Europa – França e realização de trabalhos voluntários com base na educação fazer relacionamentos interpessoais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *