Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV

     A simples percepção da experiência não é suficiente para proporcionar aprendizado. Ela deve ser enriquecida com o pensar e a reflexão, ou seja, a percepção e consciência sobre a prática permitem a avaliação da mesma e a extração de aprendizados sobre ela.
     Soluções de treinamento e desenvolvimento que possibilitam apenas a apresentação de conceitos teóricos, sem estimular o participante a refletir e analisar sua realidade, tendem a serem menos efetivos no que se refere a aplicação prática do que é ensinado.
     Quando o participante vivencia uma experiência concreta no ambiente de treinamento, analisa como se percebeu ou reagiu à situação apresentada, correlaciona à situação vivida com outras instâncias de sua vida, aprende com o que ocorreu e recebe informações e orientações que validam o aprendizado gerado a partir da experiência vivida, estará mais bem preparado para planejar uma nova maneira de aplicar mudanças positivas em seu dia a dia, do que aquele que recebe apenas informações teóricas.
     Desta forma o Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV é aplicado em ambientes de treinamentos para potencializar o aprendizado do participante, com o objetivo de estimula-lo a colocar em prática o que foi aprendido no decorrer da capacitação, além de dinamizar o ambiente de aprendizagem.
     O CAV é utilizado em ambientes de treinamento para convidar o participante a criar novas opções de atuação, de forma que elas proporcionem alterações positivas em sua realidade.  Isso é, operacionalizado, seguindo o raciocínio:

Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV

     A Potencialize oferece o curso Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV a profissionais da área da educação, treinamento e desenvolvimento que tenham interessem em incluir esta estratégia de aprendizagem à sua metodologia de ensino.

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *