Todas as pessoas comportam-se a partir de um dos Estados de Ego – Pai, Adulto e Criança – em momentos diferentes. Uma pessoa sadia é aquela que tem uma personalidade que mantém equilíbrio entre eles.
Isso significa que a pessoa às vezes é capaz de deixar o Estado de Ego Adulto predominar, pensando de forma racional e resolvendo problemas. Outras vezes consegue, brincar e ser espontânea com a liberação do Estado de Ego Criança. Além disso, são capazes de fundamentar escolhas e tomar decisões eficazes fundamentadas nos valores do Estado de Ego Pai.
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
Os Estados de Ego Dominantes
Embora o equilíbrio entre os três Estados de Ego expresse a personalidade sadia, pode ocorrer disfuncionalidades quando a personalidade está dominada por um ou dois deles. Isso constitui um problema quando o Estado de Ego Adulto não está na “posição de executivo” e a personalidade é dominada pelo Pai ou Criança no circuito negativo.
A Criança Rebelde
A pessoa dominada pelo Estado de Ego Criança, no circuito negativo, pode não se empenhar para resolver suas questões e apresentar comportamentos de dependência. São comportamentos típicos: querem que alguém lhes diga o quê, quando e como fazer, ou então, deseja respostas imediatas para o que está certo ou errado, o que é bom ou mau…
O Pai Crítico
Parecem ter uma resposta para tudo e não se empenham na solução racional de problemas. Pouco importam as informações reais que são apresentadas. Elas já decidiram: “Isso é bom”, “isso é mau”, “você deve”, “você não deve”.
Fanáticos pelo trabalho
Até mesmo pessoas dominadas pelo Estado de Ego Adulto podem expressar comportamentos disfuncionais. Não raro são fanáticos pelo trabalho, com dificuldades para descontrair-se e brincar.
Em resumo: o equilíbrio entre os Estados de Ego é o que faz uma pessoa ser saudável.
Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.
Referência: Hersey Paul. Psicologia para administradores: A teoria e as técnicas de liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.
Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador e Analista Transacional Certificado.