Os três Estados de Ego da Análise Transacional

A personalidade de uma pessoa pode ser entendida como um conjunto de padrões comportamentais que se desenvolvem no decorrer do tempo e que os outros passam a reconhecer como tal pessoa. Esses padrões comportamentais são expressos, de acordo com a Análise Transacional, em Estados de Ego, chamados de Pai, Adulto e Criança.

Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional. 

Eric Berne esclarece que embora não possamos observar esses Estados de Ego de forma direta, podemos observar o comportamento, e a partir deste, inferir qual dos três está operando em determinado momento.

Estados de Ego – Análise Transacional

Estado de Ego Pai

É o resultado de mensagens recebidas dos pais, irmãos mais velhos, professores, ou seja, de figuras de autoridade que fizeram parte do contexto de vida do indivíduo durante a infância. É desta parte da personalidade que originam os comportamentos carregados de valor.

Estado de Ego Adulto

É de onde originam os comportamentos lógicos e racionais. Caracteriza-se pela busca de dados, análise e solução de problemas. Além disso, este Estado de Ego é o que examina alternativas, probabilidades e valores antes de se lançar a um comportamento.

Estado de Ego Criança

Está associado a comportamentos que aparecem quando a pessoa reage de forma emocional diante de uma situação. Neste Estado de Ego contém os impulsos e atitudes aprendidas nas experiências da infância.

Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.

Referência: Hersey Paul. Psicologia para administradores: A teoria e as técnicas de liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.

 

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador e Analista Transacional Certificado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *