O mundo VUCA é um conceito que surgiu por volta dos anos 90, devido aos acontecimentos do mundo na época. O conceito atravessou o milênio e continua bastante atual, especialmente no período em que vivemos hoje. O VUCA se trata da dificuldade de fazer previsões e entender o que vai acontecer, já que o comportamento do consumidor muda a todo o instante, bem como a maneira de fazer negócios e lidar com o ambiente corporativo.
A sigla VUCA, do inglês, significa Volatility (volatilidade) Uncertainty (incerteza) Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Entenda o que cada um desses termos representa:
Volatilidade
Tudo muda em velocidades diferentes. Planejamentos longos e aprofundados podem não servir para nada, caso haja mudanças repentinas. Portanto, contar com profissionais preparados para agir em situações imprevistas é mais relevante e valioso para uma companhia.
Incerteza
É difícil fazer planejamentos estratégicos e econômicos, mesmo com o grande fluxo de informação que temos. Por mais que haja boa vontade, é sempre preciso estar preparado para erros e mudanças. Ainda, apesar disso, o que se decide em uma empresa hoje, pode não ser mais utilizado amanhã.
Complexidade
A conectividade e a rapidez com que a tecnologia evolui faz com que o espaço corporativo seja complexo. Cada escolha tem reproduções e consequências diferentes em diversas camadas. Por isso, é preciso estudar os possíveis resultados antes de qualquer decisão.
Ambiguidade
Esse fator se relaciona à ausência de conclusões sobre as situações apresentadas. Por exemplo: algo que ocorreu no passado, não pode ser comparado com o período que se vive agora, já que muito foi mudado desde então. Toda observação pode gerar várias conclusões diferentes, tornando-se ambígua.
Como agir no mundo VUCA
Muito tem se falado sobre resiliência e, de fato, essa é uma ótima qualidade a ser adquirida. Devido às grandes mudanças, é importante estar preparado para se adaptar a cada uma delas. Além disso, também se deve liderar com clareza e foco, para motivar a equipe.
Hoje, as empresas devem focar na empatia e entender que todas as opiniões são relevantes, aprender a valorizar cada colaborador e suas habilidades e, principalmente, estabelecer um ambiente de desenvolvimento. Também, vale buscar um ambiente flexível, para entender que uma situação tem diversos modos de ser solucionada.
O mundo VUCA não é fácil e pede que os profissionais, especialmente os líderes, estejam preparados para abraçar essas mudanças. Prepare-se para elas com o nosso Curso de Formação de Líderes e saiba como lidar com as incertezas.