De acordo com Napper (2016), a Análise Transacional é um modelo de comunicação que pode dar insights úteis sobre nós e como no comunicamos com os outros. A ideia centra é que podemos pensar sobre nós como tendo três partes em nossa personalidade, três modos de ser. Estes são conhecidos na Análise Transacional como Estados de Ego.
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
Estado de Ego Pai: inclui os comportamentos, pensamentos e sentimentos que copiamos de pessoas significativas em nossa vida.
Estado de Ego Adulto: é a parte lógica e resolve problemas, com pensamentos, sentimentos e comportamentos do “aqui e agora”.
Estado de Ego Criança: inclui os pensamentos, sentimentos e comportamentos que desenvolvemos ao crescer.
Nossos Estados de Ego são únicos para cada um de nós porque nossa experiência no passado é só nossa. Há tanto aspectos positivos como negativos no modo de comportamento do Estado de Ego Pai, Adulto e Criança.
Os aspectos positivos no comportamento do Estado de Ego Pai são dar limites, nutrir, elogiar, dar atenção, entre outros. Já os negativos podem ser percebidos com excesso de proteção e crítica.
No Estado de Ego Criança, no circuito positivo, estão a espontaneidade, criatividade e cooperação. No negativo é possível perceber a imaturidade e rebeldia de forma não saudável.
O Estado de Ego Adulto pode resolver problemas de forma positiva ou ser distante e “frio” de forma não apropriada.
Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.
Referência:
Napper, Rosemary e Newton, Trudi. Táticas: conceitos de análise transacional para treinadores, professores, facilitadores, coaches e mentores, mais insights para estratégias de aprendizagem colaborativa. Medianiz: Porto Alegre, 2016.
Luiz Antonio Tiradentes: Administrador, Analista Transacional Certificado, formador de líderes e autor do Método Inteligência Comportamental.