A liderança situacional se relaciona exatamente com o que estamos vivendo hoje. São, portanto, líderes que se adaptam aos acontecimentos atuais e são capazes de ajustá-los dentro dos moldes da empresa. Esse termo foi criado pelos norte-americanos Paul Hesley e Kenneth Blachart e, para eles, é preciso observar a maturidade de cada membro da equipe. Assim, a partir dessa percepção, deve aplicar estratégias de liderança e direcionar seus liderados. Entenda quais são alguns dos atributos de um líder situacional e como implementá-los.
Ter sensibilidade
Ao perceber mudanças no comportamento dos liderados, o líder situacional faz o direcionamento conforme a necessidade de cada um. Em períodos mais tensos, como a pandemia do coronavírus, é preciso ser mais sensível e perceber as diferentes ações de cada um.
Ter paixão e resiliência
O responsável por observar as mudanças decorrentes do coronavírus e implementá-las dentro do ambiente de trabalho é o líder. Hoje, não se espera perfeição, mas, sim, alguém preparado para tomar a frente e assumir “a bronca”. A paixão e a resiliência são, portanto, características fortes que devem estar presentes, afinal, isso inspira e leva o time para frente.
Estar presente
Mostrar-se presente e ter empatia com o que as pessoas estão vivendo é fundamental. Por isso, ao se deparar com um colaborador que precisa de atenção ou conversar um pouco, disponibilize seu tempo com sinceridade. Compre um chocolate, incentive à prática de esportes, enfim, mostre que você se preocupa. É essa sensibilidade com o outro que promove ambientes seguros e de respeito.
Entender que ninguém é perfeito (nem você)
Mostrar-se vulnerável e expressar a maneira como se sente é uma forma de aproximar líderes e liderados. Ninguém é de ferro e não precisa ser, mas, juntos, é possível encontrar forças em meio a inseguranças e incertezas.
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