Gestão do tempo: competência estratégica aos empreendedores

Os resultados empresariais estão relacionados à forma como os empreendedores fazem a gestão do tempo na administração dos negócios. Ter clareza de objetivos, saber delegar, definir planos e manter controle emocional são fatores que permitem o uso eficaz das horas diárias e possibilitam espaço de qualidade para o pensamento estratégico.

O ponto de partida para a gestão do tempo é definir o que se deseja alcançar no futuro. Ao entender qual é o seu foco, o empreendedor tem consciência das ações prioritárias para conduzir o empreendimento à realização de seus objetivos.

Definir estratégias é uma das atribuições do gestor empresarial. Para tanto, é necessário tempo de qualidade para projetar o que será realizado a longo prazo. Como fazer isso em meio às atividades operacionais do dia a dia? A resposta está na delegação de atividades, uma vez que é necessário ao gestor se concentrar em ações estratégicas, transferindo à equipe de colaboradores ações operacionais.

O planejamento estratégico, de acordo com Kotler (2006), é uma metodologia gerencial de estabelecimento da direção a ser seguida a partir das interações com o ambiente. Esse método mantém o negócio orientado para resultados, considerando o que acontece no ambiente externo. Contudo, quem é o responsável pelo planejamento estratégico desde o seu planejamento? O empreendedor é a figura central nesse processo. Necessita, portanto, de tempo de qualidade para definir os caminhos que a empresa precisa seguir para atingir seus objetivos estratégicos.

Além desses fatores que contribuem para a gestão do tempo, um ponto que não pode ser omitido é o controle emocional, visto que de nada adianta realizar um ótimo plano se o empreendedor não tiver equilíbrio emocional para gerenciá-lo. De modo especial, nas situações imprevistas que ocorrem com frequência no mundo dos negócios. Dedicar tempo para cuidar de si e manter a saúde física e mental em harmonia traz benefícios como disposição e agilidade na realização das funções diárias. Com efeito, sobra de tempo para atuar no que é estratégico.

O sucesso das empresas depende do estilo de gestão dos empreendedores: operacional ou estratégico e a forma como organizam e usam o tempo de trabalho define o estilo que, a longo prazo, confirma ou não a longevidade do negócio.

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador  de treinamentos e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.

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