O Estado de Ego Adulto, de acordo com a Análise Transacional, é o conceito pensado de vida. É a parte responsável pela racionalidade e pelo uso da lógica. Este Estado de Ego avalia, decide, apresenta informações e registros. Além disso, dá os motivos da razão de determinada atitude.
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
As pessoas que apresentam comportamento predominante nesse Estado de Ego, possuem um conceito de ética atualizado. Ao resolverem seus problemas, são eminentemente racionais. Apresentam comportamentos empáticos. Agem e reagem de acordo com o que pensam sobre o mundo.
Como possuem comportamento calcado no raciocínio lógico, têm dificuldade ao enfrentar situações emocionais; procuram logo explicações “lógicas” para entender e explicar, enriquecendo com exemplos ou informações a que tiveram acesso.
Tanto na posição de chefes como na de empregados aceitam o que lhes é solicitado. Algumas vezes podem contestar baseados em estatísticas, testes, pesquisas e teses. Se a outra parte da negociação possuir dados comprovados de eficácia, tendências, mercado, entre outras, essas pessoas seguirão as ordens com determinação. Se, porém, não houver esse convencimento, farão esforções para impedir um processo de mudanças.
Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.
Referências:
Jalowitzki, Marise. Jogos e técnicas vivenciais nas empresas. São Paulo: Madras, 2001.
Luiz Antonio Tiradentes: Administrador, Analista Transacional Certificado, formador de líderes e autor do Método Inteligência Comportamental.