Empresas vencedoras e não vencedoras

Como uma empresa pode lidar diante de uma nova situação?

Uma nova situação pode representar queda nas vendas, falha na produção, perda de um cliente importante, constatação de um prejuízo, erro de um funcionário, reclamação de um cliente, ou ainda, busca de novos mercados, ampliação de investimentos, entre tantas outras possibilidades. Em outras palavras, a nova situação significa a forma como a empresa lida com algo que está fora de sua rotina.

A empresa é feita por pessoas, o que significa dizer que a forma como enfrenta uma nova situação é representada pelo comportamento individual de cada indivíduo. No conjunto, esses indivíduos apresentam a cultura da empresa, que pode ser vencedora ou não vencedora.

Eis um resumo dessas duas culturas:

Empresa vencedora

Empresa não vencedora

Mercado

Atenta ao que acontece no mercado; analisa o que está acontecendo interna e externamente; faz cálculos; analisa prós e contras; ouve o cliente e procura atender às suas necessidades; considera as mudanças de mercado e faz ajustes para se adaptar a elas; monitora as condições de mercado

Desconsidera dados importantes do que está acontecendo no ambiente externo; quando buscam informações não as coletam por completo; erram por desconsiderar aspectos relevantes; recusam tomar conhecimento das mudanças que ocorrem no mercado

Liderança

tem estilo integrador, convidando seus liderados a serem espontâneos, alegres, afetuosos, curiosos, criativos, justos e éticos; tomada de decisões participativas

desqualifica dados objetivos da realidade; não identifica o impacto que seu comportamento gera no outro; autocrática, com decisões centralizadas; tomadas de decisão impulsivas, sem medir consequências e dados da realidade

Cliente

entende as dores e necessidades dos clientes; faz constante monitoramento para perceber mudanças de hábitos dos consumidores e ajustar produtos e serviços de acordo com as tendências

manipula o cliente com informações distorcidas ou incompletas; atende, de forma parcial, às necessidades dos clientes, apresentando mistos de fracassos e sucessos, apesar de empenho e vontade de acertar

Comunicação interna

é fluente; forma de comunicação: fixação de limites adequados, incentivo, permissão para agir, ética, isenta de julgamentos, tem criatividade e segue o que é combinado; comunica-se com orientação e proteção; pede ou dá informações; analisa fatos e dados; possui espontaneidade e cooperação

é truncada, distorcida e caótica; as relações interpessoais são superficiais, com  omissão de aspectos importantes para não desagradar as pessoas; comunica-se com dominação, permissividade, reclamação, imaturidade ou submissão

Solução de problemas

procura entender qual é o problema, sua importância, causas e consequências; constrói opções diante disso, analisa as viáveis  e as coloca em prática

as pessoas desqualificam a existência do problema, o seu significado, a solução do mesmo e a própria capacidade de resolvê-lo

Aprendizagem organizacional

percebe o que acontece; analisa; chega a uma conclusão e planeja novas forma de agir que alterem, de forma positiva, a realidade

não analisa o que está acontecendo; olha mais os erros do que acertos; transfere responsabilidade para pessoas ou fatores externos, mantendo o status quo do negócio

No negócio que você gerencia, quais os comportamentos dessas duas culturas são predominantes?

É importante salientar que o ser humano tem um potencial de aprendizagem e desenvolvimento muito grande. Independente da forma como as pessoas externalizam comportamentos dentro da organização, estes podem ser mudados a qualquer momento se as pessoas assim o quiserem. Nesse sentido, os comportamentos das empresas vencedoras podem ser incorporados à cultura do negócio, gerando como resultado crescimento e sustentabilidade para o mesmo.

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador  de treinamentos e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.

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