O Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV é uma ferramenta educacional que utiliza o potencial de aprendizagem do grupo e eleva resultados de mudança comportamental. São quatro os estágios:
Atividade
É uma experiência concreta vivenciada por meio de uma atividade, uma ação ou experiência que ocorre de maneira única para cada participante.
Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre a aplicação do CAV.
Análise
Consiste em analisar a experiência, compartilhando observações, sentimentos e reações com os demais membros do grupo. A variedade de experiências e a diversidade de reações amplia as perspectivas das pessoas.
Conceituação
Espaço para procurar descobrir as tendências, as semelhanças e diferenças de reações entre os participantes. Deve-se estabelecer o significado dessas características e as implicações que têm para a vida e o funcionamento do grupo.
Aplicação
Momento de convidar os participantes a aplicar as descobertas em situações da vida real, a tentar novos princípios de comportamento. Essas aplicações, por si mesmas, constituem-se em novas vivências, que renovam o Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV
Deseja participar de nossa ao vivo gratuita para conversarmos sobre a aplicação do CAV? Clique aqui e entre em nosso grupo do WhatsApp.
Referência: Moscovici, Fela. Equipes dão certo. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos e autor do Curso Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV .