Além das características básicas de um bom líder, há uma qualidade “escondida” que pode ser desenvolvida e agrega muito para qualquer papel de liderança: a autoliderança. O termo é novo, mas as qualidades adquiridas com sua aplicação no cotidiano são poderosas e necessárias para o contexto em que se vive hoje. Por isso, saber o que é e como desenvolver a autoliderança caminha de mãos dadas com uma liderança de sucesso.
O que é autoliderança
A autoliderança é uma espécie de equilíbrio, porque ela tem a ver com conhecer a si mesmo e saber administrar emoções e comportamentos, como, por exemplo: manter a calma diante de situações difíceis, ter força para alcançar objetivos ou dizer as palavras que mais se encaixam em determinado momento. Tudo isso inspira a equipe e é fruto da vontade de ser líder de si mesmo antes de liderar os outros. Afinal, se não temos poder e influência sobre nós mesmos, como teremos sobre os demais?
Importância da autoliderança
A autoliderança começa quando você conhece a si mesmo: seus pontos fortes e fracos e, também, suas metas em relação ao futuro. Mesmo em meio a situações desfavoráveis, quem consegue liderar a si mesmo sabe quais atitudes tomar ou quando é hora de assumir novos rumos. É, portanto, uma busca que começa individualmente e se expande para o coletivo, sendo capaz de contagiar outros ao redor.
Como desenvolver a autoliderança
Mesmo que a liderança de determinada equipe não seja eterna, a autoliderança será sua companheira para o resto da vida. Para desenvolvê-la, você precisa exercitar três aspectos principais: autoconhecimento, constante vontade de se aprender e responsabilidade – consigo mesmo e com os outros.
- O autoconhecimento se refere à consciência de si mesmo. A partir do momento em que você conhece quem você é, de como age mediante a situações e quais pontos podem ser melhorados em si mesmo, você passa a superar crenças limitantes, ou seja, você consegue compreender quais são as atitudes que te “travam” e passa evoluir a partir delas, sendo capaz de gerir sentimentos e crescer.
- A vontade de aprender também é um grande estimulante, afinal, a autoliderança é um processo contínuo. Como líder, estar atualizado é fundamental e, como ser humano, estar evoluindo e aprendendo sobre si mesmo a todo o instante também é importante. Quando estamos dispostos a nos desenvolvermos internamente, do lado de fora, também expressamos mais maturidade.
- E, por último, a responsabilidade é o que nos ajuda a continuar. Ser responsável é assumir um compromisso com a evolução pessoal e entender que é preciso exercitar a autoliderança diariamente. Portanto, a responsabilidade vem em forma de ânimo, dedicação e força para se manter nesse processo continuamente e, por consequência, inspirar e guiar outros que dependem ou se espelham da sua liderança.