O planejamento estratégico tem a finalidade de mostrar os caminhos, pelos quais o negócio deve seguir para atingir determinados objetivos. A sua elaboração é composta das seguintes etapas: análise do ambiente interno e externo, definição de missão, visão, objetivos, estratégias e metas.
A análise do ambiente interno tem a finalidade de diagnosticar o negócio. Nessa etapa, são analisados os resultados e a eficiência dos setores da empresa. Momento oportuno para observar criteriosamente os setores de produção, vendas, logística, financeiro, recursos humanos, entre outros, e entender seus pontos fortes e fragilidades. Já a análise do ambiente externo é essencial à visualização de possíveis ameaças ao negócio e também das oportunidades presentes no mercado. A ideia é adotar medidas de prevenção, a fim de amenizar os impactos das ameaças e definir estratégias para aproveitar as oportunidades de mercado.
Uma vez mapeados os ambientes interno e externo, é momento de definir a missão do negócio, que se relaciona com o presente e deve responder às seguintes perguntas: Para que existimos? Para quem existimos? Qual é nossa razão de ser? Um lembrete importante é que a missão não deve ser inventada, mas sim, fazer sentido às pessoas influenciadas por ela, isto é, empresários, colaboradores, clientes e fornecedores.
Se a missão diz respeito ao presente, a visão expressa o futuro, pois estabelece e indica a direção e o propósito maior que a empresa quer atingir. É a estrela-guia que justifica as mudanças e destaca as discrepâncias entre a situação atual e desejada, ou seja, é capaz de nortear as principais mudanças pretendidas.
O caminho para alcançar a visão é o estabelecimento dos objetivos de longo prazo, definidos a partir da decomposição da missão em objetivos detalhados e tangíveis. Pode-se dizer, então, que são as diretrizes a serem seguidas no futuro.
Um mesmo objetivo pode ser alcançado com estratégias diferentes. Por exemplo, se a empresa define como objetivo de longo prazo aumentar sua participação no mercado, há várias estratégias, dentre elas, aumentar sua linha de produtos, atender a um maior número de clientes, abrir uma filial. Dessa forma, é a estratégia que define por qual caminho os objetivos são alcançados.
Vale lembrar que a palavra estratégia é um termo militar que significa competição para a sobrevivência. Isso quer dizer que, se os negócios conseguem definir suas estratégias, minimizando os efeitos das ameaças e aproveitando as oportunidades do mercado, encontram-se em melhores condições de alcançar os objetivos definidos.
O cronograma para operacionalizar os objetivos de longo prazo é realizado com a definição das metas, isto é, ações concretas que cada setor deve colocar em prática. Um objetivo deve ter a quantidade de metas suficientes à sua realização e estas são definidas com prazos, quantidades, responsáveis e devem ser específicas e realistas.
Convém destacar que a implantação das metas definidas carece de uma equipe comprometida. Isso se torna possível com a participação e o envolvimento dos colaboradores na definição e elaboração do planejamento estratégico.
Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.