A Análise Transacional – AT é uma teoria do desenvolvimento da personalidade, do funcionamento intrapsíquico e do comportamento interpessoal. Além disso, é um conjunto de técnicas destinadas a ajudar as pessoas a compreender e modificar seus sentimentos e comportamentos.
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
A filosofia da AT parte do pressuposto de que todo ser humano é OK. Isso significa que cada pessoa, independente do seu estilo de comportamento, tem um núcleo básico, com a força e o desejo de crescimento e autorrealização. Isso leva a um dos principais fundamentos da AT: Eu sou OK e Você é OK.
AT e plano de vida
A teoria da Análise Transacional baseia-se num modelo decisivo. Todos aprendemos comportamentos específicos e tomamos decisões sobre um plano de vida enquanto crescemos, fazendo com que cada indivíduo possua um estilo próprio e único de ser.
Com a mesma capacidade que temos de decidir sobre nosso plano de vida, também temos o poder de mudá-lo, tomando novas decisões a qualquer momento. Sendo assim, cada um de nós é responsável pelo próprio crescimento, pois, é decisão pessoal escolher entre conservar velhas decisões ou tomar novas.
Sendo assim, ninguém pode fazer-nos mudar. Cada pessoa, em última análise, só é responsável por si mesma e não pelos outros. Entretanto, influenciamos uns aos outros, as vezes de forma profunda. E como ambos somos OK, desejamos que essas influências sejam positivas, aumentando a probabilidade de que cada um de nós tome decisões que acentuem o crescimento. Nisso consiste a Análise Transacional.
Deseja saber mais sobre este assunto? Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.
Referência:
Woolama, Stan. Manual Completo de Análise Transacional. Cultrix, 1979.
Luiz Antonio Tiradentes: Administrador, Analista Transacional Certificado, formador de líderes e autor do Método Inteligência Comportamental.