Qual a melhor maneira de prever o tipo de resposta que uma determinada forma de comunicação pode provocar? A Análise Transacional pode dar suporte nisso.
A análise Transacional – AT é um método de análise e compreensão do comportamento humano, desenvolvido por Eric Berne que ajuda entender por que as pessoas se comportam segundo determinados padrões.
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
O conceito de transação, que é o estímulo + uma resposta, torna-se útil para analisar a interação entre indivíduos. Por exemplo, se uma pessoa disser: “Você é um ótimo colaborador”, trata-se de um estímulo. Se o outro responder: “Obrigado”, temos uma resposta. Portanto existem transações entre as pessoas.
De acordo com a AT as transações são intercâmbios entre pessoas, consistindo em estímulos e respostas entre Estados de Ego (Pai, Adulto e Criança). A análise das transações tem por finalidade diagnosticar o Estado de Ego que implementa o estímulo e qual emite a resposta, permitindo compreender a dinâmica do relacionamento humano.
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
Tipos de transações
O conhecimento de dois tipos de transações podem ser úteis para fortalecer o entendimento das relações interpessoais: complementares e cruzadas.
Transações complementares: o princípio básico é que o Estado de Ego endereçado é aquele que responde. Por esta razão, a resposta ao estímulo é aquela esperada ou prevista. Quando isso ocorre a comunicação pode continuar.
Transações cruzadas: é aquela que resulta na interrupção, pelo menos temporária, das comunicações. Neste caso a resposta não é apropriada ou não é esperada, além de estar fora de contexto que o emissor do estímulo originalmente pretendeu.
Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.
Referência: Hersey Paul. Psicologia para administradores: A teoria e as técnicas de liderança situacional. São Paulo: EPU, 1986.
Krausz, Rosa R. Trabalhabilidade. São Paulo: Nobel, 1999.
Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador e Analista Transacional Certificado.