O Ciclo de Aprendizagem Vivencial é um método de ensino para potencializar a aplicação prática do que é aprendido. Suas bases surgiram com David Kolb, que foi um teórico americano cujos interesses se concentraram na aprendizagem experiencial.
Onde o CAV é utilizado?
No Brasil a aprendizagem experiencial é conhecida de forma popular como Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV. Esse método é muito utilizado em treinamentos corporativos e mobiliza as pessoas colocarem em prática o que é ensinado.
Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo sobre a aplicação do CAV.
Fases do Ciclo de Aprendizagem Vivencial
O CAV é composto por quatro fases. São elas: Experiência Concreta, Observação Reflexiva, Conceitualização Abstrata e Experimentação Ativa. Se conduzidas de forma adequada, contribuem para elevar a performance de quem vivencia o método.

Experiência Concreta: é uma vivência, dinâmica de grupo, estudo de caso ou situação-problema. São escolhidas com a finalidade atingir um objetivo de aprendizagem.
Observação Reflexiva: nesta etapa, cada participante reflete e analisa como vivenciou o que foi proposto na Experiência Concreta. O objetivo é se conscientizar em relação à maneira como lidou com o vivido.
Conceitualização Abstrata: é a etapa em que o grupo, com o auxilio do facilitador, faz a relação do vivenciado em sala de aula com o dia a dia. Como consequência, surgem insights e aprendizados.
Experimentação Ativa: é a mobilização para definição de ações que possibilitem a aplicação prática do que foi aprendido.
Quem pode conduzir o CAV?
É válido lembrar que, como qualquer técnica, há cuidados na aplicação do CAV. Ele deve ser conduzido por profissionais que receberam o devido treinamento e capacitação para aplicar o método com assertividade.
Além de potencializar a aprendizagem, o CAV tem o propósito de estimular a autonomia dos educandos. Isso ocorre quando o facilitador promove o pensamento reflexivo através de perguntas relacionadas às fases do ciclo. Desta forma, ao vivenciar o método o participante é convidado a encontrar respostas para as próprias questões.
Deseja participar de uma aula ao vivo para conversarmos sobre a aplicação do CAV? Clique aqui e entre em nosso grupo do WhatsApp.
Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos, autor do Método Inteligência Comportamental e da Formação de Facilitadores de Treinamento.
Amei, entrar em contato com essa técnica.