Pré-requisitos:

    • Experiência em condução de grupos;
    • Formação universitária em qualquer área ou cursando o último ano da graduação.

OBJETIVO:

Formar facilitadores de treinamento, com adequado preparo teórico, prático e conceitual para atender à crescente demanda por profissionais nesta área.

RESULTADOS:

Participantes capacitados para:

    • Aplicar treinamentos com segurança;
    • Realizar planejamento de treinamentos;
    • Fazer intervenções de acordo com o momento do grupo;
    • Entender como realizar um contrato de aprendizagem;
    • Perceber o papel do facilitador na condução de treinamentos;
    • Compreender as diferentes etapas de desenvolvimento dos grupos;
    • Entender os circuitos positivos e negativos da comunicação e sua influência na aplicação de treinamentos;
    • Refletir sobre como obter relacionamentos produtivos com aprendizes;
    • Realizar apresentações coerentes;
    • Mapear necessidades de treinamento.

Facilitador:

Luiz Antonio Tiradentes – administrador e facilitador de treinamentos. Atua no desenvolvimento e aplicação de programas para elevação de indicadores de resultados organizacionais, formação de líderes, desenvolvimento de lideranças e equipes, relações interpessoais, coaching executivo e formação de facilitadores de treinamento.  Possui formação em Administração, Dinâmica de Grupos, Coaching Executivo e Prática Docente. É membro certificado em Análise Transacional e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.

Metodologia:

→ Leituras preparatórias;

→ Atividades individuais e em grupo;

→ Vivências das técnicas apresentadas;

→ Aplicação de laboratórios;

→ Sessões de feedback.

PROGRAMA:

Módulo I – Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV)
  1. Andragogia: relação do adulto com a aprendizagem;
  2. Ambiente de aprendizagem: a importância dos vínculos interpessoais;
  3. Aprendizagem a partir da experiência;
  4. Etapas do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV).
Módulo II – Comportamento humano em ambientes de aprendizagem
  1. Escolha de atividades e vivências de acordo com a fase do grupo;
  2. Saberes fundamentais à prática educativa;
  3. Habilidades de coaching na condução de grupos;
  4. Fases de desenvolvimento dos grupos e postura do facilitador;
  5. Diagnóstico comportamental e estratégias de intervenções;
  6. Comportamentos positivos na aplicação de treinamentos.
Módulo III – Planejamento de treinamentos
  1. Dimensões da aprendizagem;
  2. Contrato de aprendizagem;
  3. Etapas para elaboração de treinamentos;
  4. Avaliação de aprendizagem.
Módulo IV – Técnicas de apresentação e ferramentas instrucionais
  1. Oratória;
  2. Utilização de recursos e materiais didáticos.
Módulo V e VI – Aplicação prática
  1. Oficinas para apresentação de treinamentos;
  2. Feedback;
  3. Apresentação de conceitos complementares.

Para mais informações: