Pai Crítico e Criança Rebelde

A personalidade humana, de acordo do a Análise Transacional, também pode ser estudada por meio de funções desempenhadas pelos Estados de Ego, ou seja, a Análise Funcional. Esta descreve os comportamentos que se originam no Estado de Ego e nas diferenciações internas que se apresentam.

Pai Crítico: é deste estado de ego que emanam os julgamentos, críticas, preconceitos, acusações, controles, ordens, imposições, censuras, exigências, limites e punições.

Pai Nutritivo: é deste Estado de Ego que se originam as manifestações de apoio, estímulo, proteção, orientação, ajuda, o dar segurança, permissão, conforto, a preocupação com o bem estar do outro.

Adulto: é o estado de ego que recebe informações, analisa-a, compara-a com seu banco de dados e toma decisões com todos estes dados. No circuito negativo é mal informado, robotizado e desonesto. No circuito positivo é ético, informado, responsável a autônomo.

Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional. 

Criança livre: é a parte do estado de ego Criança que não foi alterada pelo processo educativo ao qual é submetido todo o ser humano. É a fonte de emoções autenticas, da criatividade, da curiosidade, espontaneidade e autenticidade.

Criança Submissa: é fruto das pressões sociais que agem sobre a criança através das figuras parentais externas ou introjetadas no sentido de moldar seu comportamento. A criança adapta sua forma de sentir, pensar e agir, a fim de atender aquilo que ela entende serem as expectativas de suas figuras parentais.

Criança Rebelde: caracteriza-se por uma forma de adaptação que apresentam comportamentos que contrariam os padrões e expectativas parentais. Isso é expresso através de comportamentos negativos de oposição, rebeldia, procrastinação, agressividade, rancor e desafio. Já os positivos são de contestar injustiças e arbitrariedades.

Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.

Referência: Kertész, Roberto. Análise Transacional ao Vivo. Ed. Summus Editorial, São Paulo, 1987.  P. 45 e 51

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador e Analista Transacional Certificado.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *