Objetivo do CAV

O Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV  tem como objetivo principal transformar uma experiência vivida em aprendizados e ações que alterem de forma positiva a realidade, seja ela pessoal ou profissional, ou seja, promover algum tipo de transformação da realidade.

David Kolb complementa esta definição ao afirmar que a simples percepção da experiência não é suficiente para aprender. Ela precisa ser enriquecida com o pensar e a reflexão. Em resumo: a reflexão sobre a prática permite a avaliação da mesma e a extração de aprendizado sobre ela.

Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre a aplicação do CAV.

Além disso, para que a pessoa possa extrair os saberes da prática, ela necessita de tempo e espaço para revê-la, ou seja, necessita falar e refletir sobre o vivenciado. Sendo assim, o caminho para aprender com a experiência é se envolver em uma atividade e analisá-la criticamente. Isso possibilita extrair aprendizados sobre a análise e, por consequência, aplicar os resultados.

O processo de aprendizado baseado na experiência, de acordo com David Kolb, é operacionalizado em ambientes de treinamentos em quatro etapas:

ciclo de aprendizagem vivencial

Experiência concreta: deve ser escolhida de acordo com a aprendizagem que o grupo precisa desenvolver num dado momento.

Observação reflexiva: é o espaço para exercitar a observação, descrição de fatos, sensações e sentimentos. Não é o momento de fazer julgamentos ou tirar lições. Exemplo de perguntas: O que aconteceu? O que puderam observar?

Conceitualização abstrata: é a etapa que o facilitador convida os participantes a relacionarem a vivência com o dia a dia, estruturando hipóteses, conclusões e afirmações. Além disso, se adequado, é o momento de apresentar conceitos que reforcem o aprendizado do grupo.

Experimentação ativa: fase de convidar o grupo a elaborar ações capazes de gerar mudanças no modo de adaptação dos participantes à sua realidade.

Em síntese: só há aprendizado quando há transformações da experiência.

Deseja participar de nossa ao vivo gratuita para conversarmos sobre a aplicação do CAV? Clique aqui e entre em nosso grupo do WhatsApp. 

 

Referência:

Kolb, D. Experiencial learning: experience as the surce of learning and development. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1984

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos e autor do Curso Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *