Liderança e resolução de problemas

Desqualificação da realidade

As pessoas em uma organização podem estar empenhadas em resolver as questões do setor ou desqualificarem a realidade, mantendo o “status quo”.  Isso poder ser observado nas reações das pessoas em um grupo quando do surgimento de um problema inesperado, como por exemplo:

Elas buscam soluções para o negócio, inovam, buscam novos padrões de tecnologia, aprendem com seus erros e equacionam seus próprios problemas. Propõem metas alcançáveis e as alcançam, sem que para isso tenha que prejudicar alguém, ou seja, apresentam proatividade diante da situação apresentada.

Outras, no entanto:

Desqualificam o que está acontecendo, ignorando dados da realidade do problema. Isso pode ser percebido em quatro níveis. Imagine um exemplo,  onde em uma determinada unidade do negócio haja sérios problemas de relacionamento interpessoal:

  1. O primeiro nível de desqualificação é a não percepção da existência do problema. Neste caso o grupo não toma conhecimento do que está acontecendo, embora existam conflitos e desentendimentos frequentes.
  2. O segundo nível é a distorção do significado do que está ocorrendo, desqualificando a importância do problema. Numa situação como esta, o grupo reconhece que possui problemas de relacionamento interpessoal, mas vê isso sem importância. Dizem que no ambiente organizacional “as coisas são assim mesmo”.  Como não é importante não há investimento de energia para a solução.
  3. No terceiro nível o grupo entende que possui um problema de comunicação, têm consciência de suas consequências, porém não acredita que há possibilidade de mudança, desqualificando opções. Dizem: “Aqui nesta empresa as coisas sempre foram assim”.
  4. E O último nível é a desqualificação da capacidade pessoal. As pessoas entendem que há um problema, reconhecem sua importância, acreditam que é possível mudá-lo, porém, desqualificam sua própria capacidade pessoal em intervir na mudança. Dizem: “Eu não sei como lidar com isso”.

Estes quatro pontos de desqualificação geram bloqueios para a solução de problemas, mantendo o estado de não mudança da organização, a impedindo de adaptar-se à realidade atual.

 

Diante disso, qual é função do líder no processo de resolução de problemas?

Na resolução de problemas é função do líder estimular, tanto em nível grupal, quanto individual, o pensamento claro através da análise dos sinais de problema, do significado dos mesmos, das mudanças possíveis e das opções de ações disponíveis.

Para isso, o líder pode utilizar uma sequência lógica de pensamento no processo de resolução de problemas. Isso pode ser feito, seguindo a seguinte estrutura de questionamentos:

  1. Qual é a situação?
  2. É importante resolver?
  3. Quais são as opções?
  4. Quais habilidades necessitamos desenvolver?
  5. Qual será nossa ação concreta?

Vejamos com mais detalhes, o que significa cada um destes questionamentos:

  1. Qual é a situação? Para que algo seja resolvido, o primeiro passo é entender o que está acontecendo. Antes de pensar em linhas de ação, torna-se necessário ter um diagnóstico da situação apresentada, ou seja, obter informações concretas do problema, fazer a interpretação das mesmas, bem como entender suas causas.
  2. É importante resolver? Após realizar a interpretação do problema, é o momento de avaliar as consequências dele para a organização, ou seja, o que poderá acontecer no futuro se o problema não for resolvido?
  3. Quais são as opções? Após entender as causas e consequências do problema, é possível iniciar o processo de criação de alternativas para a resolução do mesmo. Nesta etapa é possível utilizar o método “brainstorm”, deixando a criatividade fluir em busca de opções válidas para mudar de forma positiva a realidade apresentada.
  4. Quais habilidades necessitamos desenvolver? Aqui cabe um cuidado, no sentido da opção válida para a resolução do problema necessitar de competências que o grupo ainda não tenha desenvolvida, ou de alguma orientação técnica. Neste caso, é importante o líder criar as condições para que o grupo sinta-se confiante para colocar em prática a opção escolhida, proporcionando treinamentos e orientações condizentes com a estratégia selecionada.
  5. Qual será nossa ação concreta? – Após seguir estes passos de resolução de problemas, tanto o líder como os liderados estarão em condições de colocar em prática a opção escolhida. Este caminho trará confiança a todos os envolvidos neste processo de mudança, uma vez que entendem o que está acontecendo, possuem consciência das consequências se o problema não for resolvido e conhecem o caminho para implementarem a estratégia definida.

Ao utilizar este método de resolução de problemas o líder estará implementando na organização que conduz a cultura da proatividade consciente, uma vez que está mobilizando seus liderados terem iniciativa na resolução de problemas, utilizando opções realistas e condizentes com a realidade apresentada.

O sucesso de uma organização está intimamente ligado à sua capacidade de resolver problemas de forma consciente.

 

Autor: Luiz Antonio Tiradentes: Administrador e facilitador de treinamentos para líderes e  autor do Método Inteligência Comportamental

 

Referência

Krausz, Rosa. Trabalhabilidade. São Paulo: Nobel, 1999.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *