De acordo com Eric Berne os Estados de Ego são conjuntos coerentes de pensamentos e sentimentos relacionados a uma determinada questão, acontecimento, vivência, experiência que se manifesta por comportamentos relacionados a este sentimento. Eles são identificados e entendidos da seguinte forma:
Estado de Ego Pai
É o conceito de vida aprendido, na qual estão internalizadas as tradições, as crenças, as regras, os conceitos e os pré-conceitos. São todos os “devo”, “tem que”, “eu posso”.
Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional.
Estado de Ego Adulto
É o conceito pensado de vida. É a parte responsável pela racionalidade e pelo uso da lógica. Este Estado de Ego avalia, decide, apresenta informações e registros. Além disso, dá os motivos da razão de determinada atitude.
Estado de Ego Criança
É o conceito sentido de vida. É a parte da personalidade humana ligada as necessidades biológicas e de sobrevivência. É onde estão o carinho, afeto, proteção, amor, tristeza , raiva, ou seja, as emoções.
Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.
Referências:
Jalowitzki, Marise. Jogos e técnicas vivenciais nas empresas. São Paulo: Madras, 2001.
Luiz Antonio Tiradentes: Administrador, Analista Transacional Certificado, formador de líderes e autor do Método Inteligência Comportamental.