Etapa 1: Cultura Organizacional Saudável

Cultura Organizacional Saudável

Se você deseja entender quais aspectos comportamentais interferem nos resultados dos negócios, é adequado iniciar com uma reflexão sobre as seguintes perguntas:

  • Como o comportamento humano interfere nos resultados dos negócios?
  • Quais comportamentos trazem qualidade de vida, elevam a performance profissional e eficácia organizacional?
  • Como colocar em ação comportamentos coerentes com aspirações pessoais, propósitos profissionais e do negócio?
  • Como desenvolver habilidades para tirar lições de aprendizagem sobre o que se faz e obter autonomia para enfrentar desafios?

Estas quatro questões podem dar “pistas” sobre como fortalecer os seis pilares da cultura organizacional saudável, que são:

  • Pessoas – indivíduos conscientes de seus comportamentos e atitudes e com resiliência diante dos desafios organizacionais. Comunicam-se com assertividade e possuem capacidade para resolução de problemas.
  • Equipes – que tenham engajamento, comprometimento e foco para entregar resultados e melhorar indicadores de desempenho.
  • Liderança – orientada para resultados, com habilidades para lidar com pessoas, mobilizar equipes para criatividade, inovação e otimização de indicadores de resultados.
  • Processos – padrões de procedimentos organizados e estruturados para atingir os resultados do negócio.
  • Estratégias – olhar constante para o ambiente interno e externo, com o objetivo de manter o negócio adaptado às constantes alterações de mercado.
  • Aprendizagem – ter incorporado no comportamento da equipe a cultura da melhoria e aprendizado contínuo. Este é o caminho para elevar a performance do negócio por meio das pessoas.

O investimento nestes seis pilares gera adaptabilidade do negócio ao ambiente, clima de trabalho saudável, possibilidade de inovações, engajamento da equipe e, por consequência, eleva a competitividade do negócio.

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Luiz Antonio Tiradentes: Administrador, Analista Transacional Certificado,   formador de líderes  e autor do Método Inteligência Comportamental.

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