Análise Transacional e o processo de coaching

A  Análise Transacional apresenta como  proposta, contribuir para que as pessoas  aperfeiçoem sua capacidade de aprendizagem, autoconhecimento e autoconsciência.

De acordo com Rosa Krausz, a Análise Transacional é uma teoria do comportamento humano que oferece um quadro de referência teórico/prático claro. Tem se mostrado eficaz e apropriado em processos de mudança comportamental, uma vez que foca ao mesmo tempo dois aspectos intimamente relacionados: o relacionamento interpessoal e o processo de comunicação. Permite ao coachee, familiarizado com esta teoria criada por Eric Berne, colher informações e dados por meio de intercâmbios, bem como inferir, com elevada probabilidade de acerto, alguns dos processos intrapessoais que poderão interferir na qualidade do relacionamento e nos resultados a serem alcançados.

Clique aqui e se inscreva em nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional. 

          Como a Análise Transacional pode contribuir no processo de coaching?

  • Amplia as possibilidades de sucesso nas intervenções.
  • A Análise Transacional tem se mostrado eficaz para lidar com questões de confiança. Relacionamentos abertos e autenticidade promovem a criação de canais de comunicação interpessoal fluidos e produtivos, criando um clima de segurança propício à reflexão.
  • Os conceitos da Análise Transacional possibilitam a expansão do autoconhecimento, da conscientização que cada ser humano é capaz e pode mudar, se assim o desejar. Desta forma, o coachee terá oportunidade de desenvolver e praticar novos comportamentos e observar os resultados decorrentes.
  • A familiaridade com conceitos clássicos de Análise Transacional tais como Triângulo Dramático, Estados de Ego, Transações, Jogos Psicológicos, Desqualificação e Simbiose, trazem uma nova dimensão ao processo de coaching. Constituem um instrumental que apoia e aperfeiçoa o delicado e sutil processo, evitando que esta intervenção seja banalizada e transformada em superproteção e permissividade. Um coach superprotetor fará as coisas pelo coachee em vez de apoiá-lo, estimulá-lo, desafiá-lo, empoderá-lo a desenvolver sua autonomia.

Se interessou por este assunto este assunto? Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre Análise Transacional e obtenha informações do Curso Introdutório de Análise Transacional – AT 101.

Fonte:

Krausz, Rosa R. Coaching Executivo: a conquista da liderança. São Paulo: Nobel, 2007.

Krausz, Rosa R. Coaching Executivo e Empresarial e Análise Transacional. Revista Coaching Brasil, nov 2017. Artigo.

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador e Analista Transacional Certificado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *