4 dicas para manter a sua equipe engajada

O que significa, de fato, engajamento? Em geral, é se envolver com uma tarefa ou uma causa e fazer de tudo para que ela se torne realidade. Portanto, para se ter uma equipe engajada, como se ouve dizer por aí, é preciso encontrar recursos e soluções para que seu time não só lute pelo ideal da empresa, mas para que ele queira fazer isso porque acredita no que está fazendo.

Liderar é inspirar

Estar em uma posição de liderança é estar, constantemente, sendo observado. O seu comportamento e as escolhas que você faz são determinantes para a forma como é visto. Não existe uma fórmula mágica para ser um influenciador de uma equipe, mas há alguns segredos que podem te deixar mais perto de um líder bem-sucedido:

– Estar presente e se mostrar acessível;

– Vestir a camisa da empresa;

– Ter conhecimento dos processos;

– Tratar os integrantes da equipe individualmente;

– Conhecer os pontos fortes e fracos de cada um;

– Reconhecer os esforços coletivos e individuais e auxiliar nas fraquezas.

A importância do propósito

O que acontece com muita frequência é a falta de motivação – da equipe como um todo ou de um funcionário ou outro. Quando não há metas de crescimento ou quando os objetivos da empresa perdem o sentido, o funcionário sente que não há mais propósito de se trabalhar ali, perdendo sua conexão com o trabalho e com grupo.

É fundamental que, constantemente, os líderes, sejam eles do setor ou da empresa, reafirmem o significado do quê o time está fazendo e a sua importância. Através de workshops, seminários, incentivos, brindes, demonstrações de resultados, etc. Há vários modos de integrar o time com o propósito e fazer com que trabalhar ali seja motivador e prazeroso.

Comunicação faz toda a diferença

Quão ruim é quando alguma coisa acontece e você não fica sabendo? Da mesma maneira, para uma equipe, é desanimador quando a conclusão ou a necessidade de início de uma tarefa não são informadas ou, ainda, quando algo é decidido e só é comunicado tempos depois.

A confiança entre liderança e liderados é uma característica crucial para o engajamento da equipe e essa confiança é gerada através de uma boa comunicação. Vale ressaltar que a comunicação deve ser efetiva e saudável: tratando cada membro da equipe com respeito e garantindo de que as informações sejam transmitidas com clareza e respeito.

Lembre-se sempre: autocontrole é de extrema importância, especialmente se estiver com raiva. Nunca trate um liderado com desrespeito ou grosseira, porque isso tira a sua autoridade e gera insatisfação.

Incentive a singularidade

Você, como líder, já deve ter notado que cada um tem o seu jeito e isso é ótimo, visto que as características individuais manifestadas em conjunto têm um grande efeito para gerar resultados positivos. Entretanto, é preciso saber incentivar essas qualidades sem desqualificar as de outros.

Pessoas muito diferentes entre si podem sentir um certo estranhamento e, como resultado, desavenças podem começar a aparecer e atrapalhar o desempenho geral. Para que haja harmonia e rendimento, todos devem se sentir valorizados e saber reconhecer o seu valor profissional e pessoal dentro da empresa.

Ações que gerem oportunidades para que o grupo se conheça e que, também, valorizem a personalidade singular de cada indivíduo fazem com que a importância de ser você mesmo seja destacada e que a pessoa se sinta valorizada pelo seu time e líderes.

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