Pessoas engajadas: um diferencial competitivo

Os resultados de uma empresa se relacionam ao nível de engajamento dos colaboradores, tendo em vista um propósito comum. Sob tal premissa, pessoas criativas, comprometidas, que externalizam comportamentos assertivos e dispostas a aprender, potencializam a eficácia organizacional, fundamentada em quatro pilares: liderança, pessoas, equipes e aprendizagem. 

A cultura organizacional é composta pelo comportamento das pessoas, influenciado pelas atitudes da liderança. Dessa forma, líderes inspiradores, que orientam equipes para resultados, possuem habilidades para lidar com pessoas e promovem o desenvolvimento destas. Ademais, criam ambiente de inovação, estimulam a criatividade e a otimização de resultados, elevando, assim, o índice de comprometimento da equipe.

Ao promoverem condições para as pessoas se desenvolverem, os líderes contam com indivíduos conscientes de seus comportamentos e atitudes, resiliência diante dos desafios organizacionais, comunicação assertiva, relacionamento interpessoal saudável e capacidade para resolução de problemas. Habilidades, essas, indispensáveis para uma empresa se manter competitiva num ambiente de ameaças e incertezas.

Empresas que possuem pessoas capacitadas tecnicamente, com habilidades comportamentais coerentes aos princípios do negócio, apresentam condições favoráveis para a liderança orientar a equipe em direção a resultados. Isso cria engajamento. Além do mais, essa orientação esclarece a direção a ser seguida. A equipe, por sua vez, ao entender qual é o seu propósito, mantém foco e comprometimento diante de suas atribuições, o que garante a eficácia organizacional e os indicadores de desempenho.

O quarto pilar da eficácia organizacional é a aprendizagem. Kelly Palmer, que já foi diretora de aprendizagem da rede social LinkedIn, comenta que as empresas, por possuírem cultura de aprendizagem, estão preparadas para ter sucesso no futuro, uma vez que colaboradores dispostos a aprender tendem a se envolver mais em seus desafios. Nesse sentido, a aprendizagem gera inovação, novos insights e melhoria contínua, agregando mais valor e retorno ao negócio.

Diante de um ambiente de incertezas, ameaças, complexidades, riscos e rápidas mudanças de cenários, equipes formadas por pessoas dispostas a aprender e mobilizadas por líderes inspiradores constitui um diferencial competitivo e uma estratégia capaz de manter a longevidade do negócio.

Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador  de treinamentos e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.

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