A liderança é um dos pilares impulsionadores de qualquer empresa – seja para melhor ou para pior. Em tempos como este que estamos vivendo, quando tudo muda em pouco tempo, incluindo o modo de trabalhar e ver o trabalho, a exigência é se adaptar e guiar toda a equipe para o caminho que acredita. Para tanto, o papel do líder nunca foi tão importante e quem consegue se adaptar tem mais vantagens.
-
Entenda o momento
Todos estão passando por um momento difícil, por isso é importante ter uma visão global e individual dos acontecimentos. Tempos de crise ajudam a superar os medos, encorajam e ajudam a construir líderes excelentes. Portanto, saiba que o trabalho se transformou e é preciso aprender a lidar com isso.
-
Tenha objetivos claros
Mesmo sem saber como agir, é preciso ter certeza do que se quer e trabalhar para isso, afinal, em meio a uma situação como essa, os colaboradores podem perder o propósito e cabe a você mostrar que eles estão trabalhando em prol de algo maior. Assim, com a compreensão do período em que se vive, defina qual será o rumo da empresa ou do setor e trabalhe por algo que você acredita. Dessa forma, você conseguirá motivar a sua equipe com metas reais.
-
Comunique-se com clareza
Ter uma comunicação sincera passada com segurança deixa as pessoas mais tranquilas e seguras de que estão indo a algum lugar por um bom motivo. Então, comunique efetivamente, sem grosseria, mas com firmeza; traga informações verdadeiras, mas tenha cuidado com tudo que possa gerar pânico. O maior segredo é ter equilíbrio – entender que a crise é real, mas saber tranquilizar com a verdade.
-
Esteja sempre preparado para uma nova mudança
Afinal, muita coisa ainda pode mudar a qualquer momento e você precisa se preparar para enfrentar esse tipo de situação. Ser líder não tem a ver com dar ordens, é ter empatia, diálogo e parceria.
-
Reflita sobre as consequências de suas decisões
Pense antes de agir, porque decisões ou atitudes impulsivas podem ser prejudiciais para a equipe, por isso, conheça a cultura da empresa e pondere antes de tomar atitudes que afetem a empresa e a equipe. Portanto, defina prioridades, enxergue no presente e no futuro, adapte-se à nova realidade e preze pela segurança da equipe – foque sempre nas medidas de saúde ou home office, por exemplo.