Equipes engajadas aumentam os resultados do negócio. (TIRADENTES, 2015, n.p).
Visão Geral:
Os comportamentos e atitudes da equipe interferem, de forma direta, nos resultados da empresa e uma forma de otimizá-los é estimular o ambiente de criatividade, o comprometimento, a responsabilidade e o foco em resultados.
O ponto central da capacitação é trazer à consciência da equipe como os comportamentos e atitudes interferem na entrega de resultados e como cada integrante pode criar alternativas viáveis, a fim de agir de forma coerente com sua posição profissional.
Possíveis causas de comportamentos e atitudes que interferem na queda de resultados de equipes:
→ Grupos com incidência frequente de conflitos interpessoais;
→ Comunicação passiva e/ou agressiva;
→ Reclamações sem dados objetivos da realidade;
→ Individualismo;
→ Dificuldades para cumprir combinados;
→ Falta de controle emocional;
→ Interferência de problemas pessoais no trabalho;
→ Baixo comprometimento;
→ Falta de consciência de comportamentos disfuncionais.
Exemplos de indicadores que podem ser otimizados por meio da capacitação:
» Produtividade;
» Satisfação do cliente;
» Faturamento;
» Lucratividade;
» Índice de perdas.
Como os indicadores são definidos na contratação do curso?
Antes de iniciar o curso, faz-se uma reunião com gestores para definição dos indicadores que serão otimizados pela equipe.
Como a capacitação é estruturada?
Alinhamos, com a gerência, os indicadores que necessitam ser otimizados e realizamos diagnóstico da equipe, com o objetivo de identificar as competências que precisam ser desenvolvidas para dar suporte às ações de otimização de resultados.
Princípios de aprendizagem e melhoria contínua que estruturam a capacitação:
- Consciência com foco em análise de ações e resultados;
- Aprendizado para chegar a conclusões e insigths;
- Planejamento de novas formas de agir com ações criativas e inovadoras;
- Estímulo de engajamento na realização das ações propostas com foco na obtenção dos indicadores de resultados contratados.

PÚBLICO ALVO
Equipes que possuem conhecimento técnico de suas funções e necessitam encontrar soluções criativas e inovadoras para otimizar indicadores de resultados organizacionais
CARGA HORÁRIA
10 Encontros de 4 horas, com intervalos de 21 dias
Facilitador:

Luiz Antonio Tiradentes – administrador e facilitador de treinamentos. Atua no desenvolvimento e aplicação de programas para elevação de indicadores de resultados organizacionais, formação de líderes, desenvolvimento de lideranças e equipes, relações interpessoais, coaching executivo e formação de facilitadores de treinamentos. Possui formação em Administração, Dinâmica de Grupos, Coaching Executivo e Prática Docente. É membro certificado em Análise Transacional e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.
Conteúdos:
» Funcionamento da personalidade humana e sua influência nos resultados da equipe;
» Comportamento humano e produtividade;
» Autoestima e produtividade;
» Cuidados para manter a saúde emocional;
» Indicadores de resultados e seus impactos no desempenho empresarial;
» Criatividade, inovação e busca de soluções.
» Processo de Melhoria Contínua (PDCA)
» Prática da matriz GUT
» Plano de ação para melhoria de resultados
» Relações interpessoais no ambiente organizacional
» Funcionamento de equipes de alta performance
» Comprometimento, responsabilidade e foco em resultados
» Aprendizagem organizacional
METODOLOGIA:
→ Exposição dinamizada;
→ Atividades em grupo e vivenciais;
→ Autodiagnóstico;
→ Plano de ação para elevar performance no trabalho em equipe;
→ Atividades para estimular o grupo encontrar alternativas que possam melhorar os indicadores de resultados.