Coaching é um processo de monitoramento do desenvolvimento de uma habilidade. (TIRADENTES, 2015, n.p).

Visão Geral:

Coaching executivo é uma metodologia de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional. Com foco no desenvolvimento organizacional, proporciona o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender.

O gestor, ao vivenciar o processo, desenvolve a capacidade de autogestão, conscientizando-se e refletindo, com mais clareza e ponderação, sobre os impactos de suas decisões nos resultados do negócio.

O processo de aprendizagem em coaching executivo consiste em: autorreflexão/ação/autorreflexão. Isso amplia o autoconhecimento e eleva a autoestima.

OBJETIVO:

Desenvolver a capacidade de autogestão, conscientizando-se e refletindo, com mais clareza e ponderação, sobre os impactos de suas decisões nos resultados do negócio.

Facilitador:

Luiz Antonio Tiradentes – administrador e facilitador de treinamentos. Atua no desenvolvimento e aplicação de programas para elevação de indicadores de resultados organizacionais, formação de líderes, desenvolvimento de lideranças e equipes, relações interpessoais, coaching executivo e formação de facilitadores de treinamentos.  Possui formação em Administração, Dinâmica de Grupos, Coaching Executivo e Prática Docente. É membro certificado em Análise Transacional e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.

DIAGNÓSTICO DE DEMANDAS:

→ Preparar executivos para assumirem posições que exigem grandes desafios;

→ Desenvolver habilidades de comunicação com seus pares, subordinados e superiores;

→ Desenvolver a capacidade de ouvir, dar e receber feedback construtivo, ampliando a competência interpessoal e relacional;

→ Administrar e negociar conflitos;

→ Estabelecer estilos de relacionamento compatíveis com o discurso;

→ Reconhecer a contribuição dos diferentes membros de equipe;

→ Desenvolver estilos de liderança construtivos e integradores;

→ Aprimorar a capacidade de tomar decisões e solucionar problemas;

→ Resolver insatisfações com o próprio desempenho;

→ Administrar o tempo;

→ Avaliar o estilo de gestão;

→ Compatibilizar a vida profissional com a familiar.

Princípios básicos do coaching executivo:

» Relação contratual: as metas do processo de coaching são explicitamente relacionadas aos objetivos da empresa;

» Comprometimento: significa assumir o compromisso de se colocar em ação num determinado período de tempo;

» Não condutividade e diretividade:  O coach não determina ou impõe uma linha de ação ou solução específica. Dialoga, questiona, confronta o coachee, com a finalidade específica de estimulá-lo a encontrar opções, respostas, analisar prós e contras, planejar passos para implantar ações e discutir prazos de cada etapa.

Questões práticas do coaching executivo:

» Atendimento individual;

» Ocorre fora do local de trabalho e em ambiente seguro e sigiloso;

» Aplicado por profissional disponível a ouvir e entender, com imparcialidade e propósito de contribuir para o sucesso do coachee.

Para mais informações: