Coaching é um processo de monitoramento do desenvolvimento de uma habilidade. (TIRADENTES, 2015, n.p).
Visão Geral:
Coaching executivo é uma metodologia de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional. Com foco no desenvolvimento organizacional, proporciona o desenvolvimento da capacidade de aprender a aprender.
O gestor, ao vivenciar o processo, desenvolve a capacidade de autogestão, conscientizando-se e refletindo, com mais clareza e ponderação, sobre os impactos de suas decisões nos resultados do negócio.
O processo de aprendizagem em coaching executivo consiste em: autorreflexão/ação/autorreflexão. Isso amplia o autoconhecimento e eleva a autoestima.
PÚBLICO ALVO
Líderes empresariais e Gestores(as) do ambiente organizacional
FORMA DE ATENDIMENTO
Presencial e Online, por meio do aplicativo Zoom
CARGA HORÁRIA
5 a 10 sessões de 50 minutos cada, com intervalos semanais e/ou quinzenais
OBJETIVO:
Desenvolver a capacidade de autogestão, conscientizando-se e refletindo, com mais clareza e ponderação, sobre os impactos de suas decisões nos resultados do negócio.
Facilitador:
![](https://potencialize.adm.br/wp-content/uploads/2019/04/IMAGEM-FACILITADOR-LUIZ.png)
Luiz Antonio Tiradentes – administrador e facilitador de treinamentos. Atua no desenvolvimento e aplicação de programas para elevação de indicadores de resultados organizacionais, formação de líderes, desenvolvimento de lideranças e equipes, relações interpessoais, coaching executivo e formação de facilitadores de treinamentos. Possui formação em Administração, Dinâmica de Grupos, Coaching Executivo e Prática Docente. É membro certificado em Análise Transacional e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.
DIAGNÓSTICO DE DEMANDAS:
→ Preparar executivos para assumirem posições que exigem grandes desafios;
→ Desenvolver habilidades de comunicação com seus pares, subordinados e superiores;
→ Desenvolver a capacidade de ouvir, dar e receber feedback construtivo, ampliando a competência interpessoal e relacional;
→ Administrar e negociar conflitos;
→ Estabelecer estilos de relacionamento compatíveis com o discurso;
→ Reconhecer a contribuição dos diferentes membros de equipe;
→ Desenvolver estilos de liderança construtivos e integradores;
→ Aprimorar a capacidade de tomar decisões e solucionar problemas;
→ Resolver insatisfações com o próprio desempenho;
→ Administrar o tempo;
→ Avaliar o estilo de gestão;
→ Compatibilizar a vida profissional com a familiar.
Princípios básicos do coaching executivo:
» Relação contratual: as metas do processo de coaching são explicitamente relacionadas aos objetivos da empresa;
» Comprometimento: significa assumir o compromisso de se colocar em ação num determinado período de tempo;
» Não condutividade e diretividade: O coach não determina ou impõe uma linha de ação ou solução específica. Dialoga, questiona, confronta o coachee, com a finalidade específica de estimulá-lo a encontrar opções, respostas, analisar prós e contras, planejar passos para implantar ações e discutir prazos de cada etapa.
Questões práticas do coaching executivo:
» Atendimento individual;
» Ocorre fora do local de trabalho e em ambiente seguro e sigiloso;
» Aplicado por profissional disponível a ouvir e entender, com imparcialidade e propósito de contribuir para o sucesso do coachee.