O líder terá melhor condição de usar suas potencialidades quando estiver com paz de espírito. Um bom caminho para isso é reconhecer suas qualidades e limitações, ter uma visão realista da vida, aprender com seus erros, equacionar seus próprios problemas e agir eticamente. (TIRADENTES, 2015, n.p).
Visão Geral:
O curso tem a finalidade de criar um ambiente para que o líder possa se atualizar sobre os principais conceitos de liderança, avaliar sua forma de atuação e criar novas estratégias para liderar equipes. Ou seja, é um “curso com instrumentos de liderança de aplicação imediata no ambiente organizacional.” (TIRADENTES, 2015, n.p).
PÚBLICO ALVO
Gerentes organizacionais, empresário(s) e profissionais que estejam se preparando para assumir posições de liderança.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
Mínimo 10 – Máximo 20
CARGA HORÁRIA
16 Horas
OBJETIVO:
Contribuir com o desenvolvimento comportamental de executivos para que assumam padrões inovadores de liderança frente aos constantes desafios do mundo empresarial.
O propósito da capacitação é que, ao final, os participantes apresentem condições de:
- entender como influenciar, de forma positiva, o ambiente organizacional;
- identificar como os liderados reagem às ações do líder;
- entender a eficácia do uso do poder pelo líder para envolver os liderados em ações no ambiente organizacional;
- identificar os circuitos positivos e negativos da comunicação e seus impactos na liderança;
- ilustrar como contratar resultados em um processo de liderança;
- descrever como conduzir um processo de mudança organizacional;
- reconhecer como adaptar seu estilo de liderança de acordo com o perfil dos liderados;
- expressar comportamentos que influenciem, de forma positiva, o ambiente organizacional;
- empregar sequência lógica de perguntas para estimular o desenvolvimento dos liderados;
- usar ferramentas de feedback no processo de mudança.
Facilitador:

Luiz Antonio Tiradentes – administrador e facilitador de treinamentos. Atua no desenvolvimento e aplicação de programas para elevação de indicadores de resultados organizacionais, formação de líderes, desenvolvimento de lideranças e equipes, relações interpessoais, coaching executivo e formação de facilitadores de treinamentos. Possui formação em Administração, Dinâmica de Grupos, Coaching Executivo e Prática Docente. É membro certificado em Análise Transacional e autor do Método Inteligência Comportamental para desenvolvimento de pessoas e equipes.
Metodologia:
→ Exposições dialogadas;
→ Vivências;
→ Atividades em grupo;
→ Exercícios de autopercepção;
→ Atividades de análise e aplicação do conteúdo;
→ Cenas de filmes.
Conteúdos:
» Poder e liderança;
» Atos influenciais;
» Liderança integradora;
» Fluência comportamental – comunicação assertiva;
» Metodologia para resolução de problemas/situações;
» Liderança situacional;
» Os reconhecimentos e seus impactos nas organizações;
» Estabelecimento da confiança entre líder e liderado;
» Habilidades de coaching;
» Conceitos de feedback.
FONTES TEÓRICO-METODOLÓGICAS:

- Análise Transacional – Eric Berne
- Liderança integradora – Rosa Krausz
- Liderança situacional – Paul Hersey
- Coaching executivo – Rosa Krausz
- Dinâmica dos grupos – Fela Moscovici
- Aprendizagem a partir da experiência – David Kolb
- Educação de adultos – Paulo Freire
- Comunicação assertiva – Susannah Temple