Contrato e clareza de papéis no processo de Liderança

Existe um ditado popular que diz “O que é combinado não é caro”, o qual pode ser aplicado no processo de liderança. Esta “combinação” ou acordo deve estar bem claro no início dos trabalhos, para evitar possíveis conflitos ou desentendimentos futuros.  Segundo Claude Steiner, o contrato “é um acordo formal, transparente, realizado entre as partes envolvidas em qualquer atividade e relacionamento”. Perceba que contrato tem relação com transparência e compromisso das partes envolvidas com o mesmo.

Para a realização de um contrato, há três epatas: pedido ou oferta, proposta e aceite.

  • Pedido ou oferta: é a condição a ser atendida, a qual inclui o objetivo da função a ser desempenhada.
  • Proposta: inclui prazos, resultados, métodos e responsabilidades, a qual deve ser clarificada com a apresentação em todos seus detalhes e oportunizar momento para esclarecimento de dúvidas.
  • Aceite: Deve ser verbalizado, sendo aceito ou não. Se aceito, devem estar claro as condições para ser aceito.

É a clareza contratual que irá gerar confiabilidade no processo de liderança, onde líder e liderado possuem entendimento dos passos que deverão ser seguidos por ambos rumo a obtenção dos objetivos definidos.

É fundamental a contratação entre líder e liderado, no sentido de discutirem quais são os resultados esperados, os procedimentos operacionais, remuneração, formas de supervisão e avaliação do trabalho, a quem se reportar e como o trabalho será avaliado.

Desta forma, líder e liderado  devem  reservar tempo de qualidade para acordarem: objetivos, resultados esperados, métodos, horários, fronteiras do relacionamento interpessoal e cronograma de trabalho.

Também é prudente deixar claro ao liderado que é possível conversar sobre o que foi contratado e combinado  sempre que sentir que tiver algo desconfortável acontecendo. Talvez, alguma expectativa não explicitada no contrato inicial possa estar interferindo na execução dos resultados.

Reavaliar o contrato e sempre ter uma conversa franca são boas alternativas para manter um ambiente favorável no processo de liderança. Lembre-se que isso só é possível quando o líder possui poder de conhecimento, conexão e competência interpessoal, pois tem a credibilidade do saber fazer, inspira confiança pelo seu engajamento na causa do projeto que conduz e possui abertura para comunicar-se de forma franca e aberta com o liderado.

Autor: Luiz Antonio Tiradentes: Administrador e facilitador de treinamentos para líderes e autor do Método Inteligência Comportamental.

 

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