As competências da Inteligência Emocional, de acordo com Daniel Goleman e Claude Steiner, podem ser desenvolvidas da seguinte forma:
Autoconhecimento: ter consciência das emoções, identificando se elas estão coerentes com as causas do “aqui e agora” e proporcionais aos acontecimentos, sentindo-as e permitindo que elas se manifestem de forma autêntica e natura.
Autocontrole: significa compreender as emoções e usar essa compreensão para modificar a situação em benefício próprio. Além disso, saber discernir a diferença entre o sentir e o agir. Sentir raiva, por exemplo, é diferente de falar ou agir com raiva. O controle das emoções é obtido com a consciência delas e atitudes coerentes para mantê-las em níveis saudáveis.
Falar dos próprios sentimentos – encontrar meios de falar sobre os sentimentos sem fazer julgamentos ou acusações. Isso traz à consciência os estímulos, pensamentos e acontecimentos que desencadearam as emoções, contribuindo com a saúde emocional, de forma especial, quando elas são desagradáveis, como por exemplo: culpa, ansiedade, ciúmes, falsa raiva, ressentimento, medo, tristeza, dentre outras.
Gestão de relacionamento: saber examinar minhas percepções em relação às emoções da outra pessoa. Isso facilita a comunicação empática e amplia as possibilidades de relacionamento.
Se você tem interessem em desenvolver as competências da Inteligência Emocional, conheça o Método Inteligência Comportamental e amplie suas habilidades humanas.