Características de um bom líder

Estar em uma posição de liderança é um desafio, afinal, uma equipe depende de você, das suas decisões e se inspira em seu comportamento. Suas atitudes (ou a falta delas) vão servir como base para o desempenho do seu time e sua produtividade. Entenda quais são as principais características de um bom líder e veja se elas fazem parte da sua rotina.

Conquistar respeito

Antes de mais nada, é fundamental respeitar e ser respeitado. Um líder não deve ser aquele que ultrapassa limites entre o pessoal e o profissional, repreende e oprime ou se comporta como se fosse o dono da verdade.

Para conquistar respeito, é preciso ter paixão pela empresa, conhecer todos os processos, chegar no horário, estar engajado e atualizado. Se você quer ser referência, é preciso fazer o que você gostaria que seu time fizesse, porque você é um exemplo no local de trabalho.

Saber motivar

Uma equipe não pode viver só de cobrança. É necessário fazer com que seus integrantes se sintam motivados e tenham vontade de produzir. Saiba quais são pontos e aspectos a incentivar, demonstre interesse pelo crescimento individual e reconheça e parabenize suas conquistas.

Dar feedback em grupo e individualmente faz com que as pessoas se sintam integradas e que há alguém que se preocupa com elas, sendo assim, elas se sentem com vontade de produzir e estar naquele espaço de trabalho,

Controlar as emoções

Agir por impulso é uma das características que mais desestabilizam um time. Ter um gerenciamento emocional é importante, porque, ao se deparar com situações novas ou desafiadoras, é necessário controlar os sentimentos de raiva, ansiedade, medo ou incerteza. Um líder jamais deve “descontar” suas emoções negativas sobre a sua equipe.

Por essa razão, é fundamental ter autocontrole a autoconhecimento – sabendo quais são os seus pontos fracos, você vai ter mais controle sobre e eles e, por consequência, sabedoria para lidar com as situações.

Estar atualizado

Como líder, é para você que as pessoas recorrem para sanar dúvidas. Você não precisa saber de tudo, mas é importante que esteja atualizado – e que você também os atualize caso haja mudanças dentro da empresa. Seja proativo, estude, aprenda e leve o seu time junto: se um cresce, todos crescem.

Seja sensível às necessidades do grupo

Não viva trancado na sua sala, ignorando como todo mundo se sente. Preste atenção no comportamento da sua equipe: se estão satisfeitos, se estão se sentindo desmotivados ou se precisam de qualquer outra coisa. É fundamental que você seja humano, que trate os membros da sua equipe como os indivíduos cheios de potencial que eles são. Observe, perceba e tente resolver sempre que possível. Mostre-se disponível para conversar e seja compreensivo.

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