Apenas as habilidades técnicas não são suficientes para uma liderança eficaz. Atualmente, quando se fala de bons líderes, encontramos profissionais com grandes habilidades socioemocionais. Ou seja, a maneira como se lida com as emoções tem muita importância para o desenvolvimento saudável e produtivo de um ambiente de trabalho.
O que são habilidades socioemocionais
Equilíbrio. Essa talvez seja uma das habilidades socioemocionais mais relevantes. Isto significa saber lidar com os próprios sentimentos, se adaptar a diversas situações e, também, se relacionar com outras pessoas.
As competências socioemocionais, portanto, fazem parte de um conjunto de habilidades de relacionamento consigo mesmo e com outros, que pode melhorar a convivência em um meio e os resultados obtidos. Assim, o autoconhecimento é o ponto de partida, afinal, a partir do entendimento das próprias emoções, é possível interagir melhor com outros e ir mais longe.
Como desenvolvê-las
Os aspectos socioemocionais fazem parte da inteligência emocional, sendo aprendidos desde a infância e aplicados ao longo da vida. Por isso, é notável quando a pessoa não tem essas características, porque não se relaciona de forma adequado com colegas de trabalho, é emocionalmente instável e tem dificuldade de atingir os objetivos individuais ou coletivos.
O primeiro passo em busca do desenvolvimento dessas habilidades é olhar para dentro, buscar se conhecer, compreender seus pontos fortes e fracos e buscar melhorias constantemente.
Características socioemocionais
O desenvolvimento dessas características é ainda mais importante na liderança, afinal, manter o equilíbrio faz parte de uma ótima gestão. Os fatores socioemocionais se relacionam à criatividade, proatividade, autoconsciência, resiliência, boa comunicação, foco, capacidade de trabalhar em grupo, etc.
Se você quiser crescer como líder e desenvolver habilidades socioemocionais, conheça nossa Formação de Líderes e seja um destaque em sua área.