Se você busca tomar decisões que gerem mudanças positivas e reais em sua vida pessoal e profissional, a inteligência comportamental será uma grande aliada. Esse termo está relacionado à sua atitude de procurar melhorar e buscar ter comportamentos que estejam de acordo ao que você acredita e busca, com o objetivo de ter resultados positivos, alinhados ao seu propósito de vida. Faz sentido para você? Se sim, continue a leitura e entenda quais são os aspectos principais para desenvolver a inteligência comportamental.
Autoconhecimento
Essa palavra mágica está presente em todo o tipo de transformação e aprimoramento pessoal. Como melhorar se você ainda não se conhece direito? O primeiro passo da inteligência comportamental é conhecer e entender o funcionamento da personalidade humana, especialmente a sua. Isso é oferecido como os conceitos da Análise Transacional.
Busque um contato maior com você mesmo e isso ajudará a desenvolver a sua habilidade de controlar os sentimentos, ter consciência das próprias atitudes e trabalhar nessa mudança que tanto quer.
Esteja bem consigo
Estar bem consigo mesmo é fundamental para ter uma boa qualidade de vida e estar apto a tomar boas decisões. Se você deseja conquistar algum objetivo, ter a autoestima bem desenvolvida irá ajudá-lo a transparecer comportamentos emocionalmente saudáveis.
Relações interpessoais
Depois de saber mais sobre si mesmo, é hora de conhecer o outro – isso é o que chamamos de dinâmica de relações interpessoais. Quando você passa a entender como outras pessoas agem (e que nem todo mundo vai se portar como você), se torna mais fácil ter boas atitudes e melhorar seus relacionamentos e convivências.
Permissão
Você já deve ter ouvido a frase: “se você não acredita em si mesmo, ninguém vai acreditar”. É fato: crer em você mesmo gera uma espécie de permissão para ir atrás de seus objetivos e conquistá-los, mantendo-se longe da autossabotagem.
Foco
É preciso saber o que se quer. Quando você visualiza seu plano de vida, consegue despertar e sentir sua razão de ser, bem como seus pontos fortes. Isso te dará segurança para tomar decisões. Se você busca estar em paz e viver feliz, deve acreditar em você mesmo e ter consciência de seu propósito de vida.
Autoaprendizagem
Agora que você já sabe de todas as características anteriores, seja autorresponsável. É importante que você se mantenha consciente de quem você é e de suas atitudes, para que consiga reorganizar pensamentos quando necessário e saber tomar decisões assertivas, que gerem resultados alinhados ao seu propósito de vida. Um ótimo recurso para isso é desenvolver a autoaprendizagem.
Me indique livros para essa leitura
Adailson,
Nossa metodologia de desenvolvimento pessoal é baseada na Análise Transacional. Qualquer livro nesta área te trará ótimas informações sobre autoconhecimento e relações interpessoais.
Sugiro conhecer nossa metodologia de desenvolvimento pessoal.
Segue o link:
https://potencialize.adm.br/cursos/autoconhecimento/metodo-inteligencia-comportamental-on-line/