São quatro as etapas do Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV:
Atividade
Consiste na vivência de uma situação através de atividades em que o participante se empenha, tais como resolução de um problema, simulação comportamental, dramatização, jogo, processo decisório, comunicação, exercícios verbais e não verbais.
Clique aqui e participe de nossa aula ao vivo gratuita sobre a aplicação do CAV.
Análise
Consiste no exame e na discussão ampla das atividades realizadas, na análise crítica dos resultados e do processo de alcança-los. O “como” passa a ser mais importante do que o resultado em si.
Conceituação
Espaço para busca de conceitos esclarecedores e fundamentação conceitual. É realizado pelo facilitador de forma interativa com os participantes.
Correlação com o real e aplicação prática
É onde se fazem as comparações dos aspectos teóricos com situações práticas de trabalho e da vida real. As conclusões e aprendizagens elaboradas podem servir para uso imediato ou para o futuro, possibilitando aos participantes insights de novas aprendizagens, além de convidá-los à criatividade, à mudança, inovação de procedimentos e novas formas de conduta.
Deseja participar de nossa ao vivo gratuita para conversarmos sobre a aplicação do CAV? Clique aqui e entre em nosso grupo do WhatsApp.
Referência:
Militão, Albigenor & Rose. Jogos, Dinâmicas & Vivências Grupais. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.
Autor: Luiz Antonio Tiradentes – Administrador, facilitador de treinamentos e autor do Curso Ciclo de Aprendizagem Vivencial – CAV .