Comportamentos sabotadores: Como posso identificá-los

Alguns comportamentos que aprendemos na infância, de ouvir alguém falar ou observando suas ações, podem ser reproduzidos durante o resto de nossas vidas. Se repetidos de forma excessiva, acabam se transforando em atitudes compulsoras. Para o psicanalista Eric Fromm, “nossas fraquezas são o uso excessivo de nossas forças”.  Sendo assim, veja quais são os comportamentos sabotadores e como identificá-los.

Observação: vale ressaltar que todos esses comportamentos são saudáveis e podem se tornam prejudiciais a partir do momento em que são repetidos exageradamente e sem autoconsciência. Os itens abaixo estão relacionados ao excesso:

Seja apressado

Quando você faz tudo com muita pressa, se colocado em uma posição que não condiz com sua capacidade ou realidade, se sente internamente culpado por não conseguir fazer tudo tão rápido. Os apressados tendem a executar diversas tarefas ao mesmo tempo ou tentar fazer tudo com a maior velocidade possível.

Seja perfeito

Tentar fazer tudo de forma perfeita é uma cobrança de si mesmo para não cometer erros. Essa busca pela perfeição em relação a suas próprias atitudes e de outras pessoas pode se tornar extremamente frustrante. Uma vez que erros ou defeitos são identificados, surgem sentimentos como: derrota, falta de capacidade, ansiedade, entre outros.

Seja esforçado

Neste caso, os esforços são mais importantes do que o resultado final e é por isso que os esforçados nem sempre usam os métodos corretos para atingir seus objetivos. Quando as metas estipuladas para determinada tarefa não são atingidas, ele acaba se esforçando ainda mais, o que gera um desgaste pessoal. As motivações erradas para os esforços, como raiva, ansiedade e culpa também podem ser nocivas.

Seja forte

O pensamento de ser forte leva à crença de que tudo pode ser aguentado sozinho e de que não há necessidade de pedir ajuda para completar nenhuma tarefa. Os fortes não conseguem perceber que o ritmo exaustivo de suas ações pode prejudicar sua saúde e seus relacionamentos, levando, assim, a um intenso desgaste emocional.

Seja agradável

O objetivo deste comportamento é agradar a todas as pessoas, deixando suas próprias necessidades de lado para atender às necessidades de outros. As ações agradáveis, geralmente, estão mais relacionadas a agradar a outros do que os resultados obtidos por elas.

Quer aprender mais sobre como lidar com comportamentos sabotadores? Inscreva-se no Curso do Método Inteligência comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *