Coaching executivo

 

Visão

 

O que é?

“É o processo de facilitar o desempenho, a aprendizagem e o desenvolvimento de outra(s) pessoa(s) para que esta(s) alcance(m) os resultados almejados”

Coach: profissional que aplica processo de coaching.

Coachee: pessoa que utiliza o  processo de coaching para apoiar seu desenvolvimento profissional.

O coaching executivo proporciona o desenvolvimento da capacidade de “aprender a aprender”. O gestor, ao vivenciar o processo, desenvolve a capacidade de autogestão. Passa a conscientizar-se e refletir com mais clareza e ponderação sobre os impactos de suas decisões e a perceber se estas estão em sintonia com os seus valores e os da empresa. Isto o leva a buscar novas opções, ou melhor, a utilizar seu potencial para experimentar novas formas de fazer as coisas.

  

Fases do processo de coaching:

1.Iniciar base de relacionamento com cliente(coachee), entender expectativas e conhecimento da cultura organizacional do negócio.

  

2.Formulação do contrato de desenvolvimento entre coach, coachee e empresa:

  • Resultados esperados;
  • Papeis de ambas as partes na busca do resultado proposto;

 

3.Familiarização com os desafios do coachee/cliente:

  • O que a organização espera do coachee em sua atuação profissional?
  • Entender quais impactos o comportamento do coachee causa em seus superiores, pares, subordinados e clientes;
  • Quais as necessidades do coachee, desejos, aspirações, desafios e estilo de relacionamento;

 

  4.Montar cenário propício para a mudança através do planejamento:

  • Estimular o coachee a estabelecer metas claras e mensuráveis que contemplem suas necessidades e as da organização;
  • Planejamento das ações;
  • Implementação das ações;

 

 5.Retrospectiva e sedimentação da meta/resultado alcançado:

  • Olhar o que aconteceu durante o processo de coaching;
  • Revisão e aperfeiçoamento de pontos que permitam a continuidade do processo de desenvolvimento;

  

6. Encerramento da relação do processo de coaching:

  • Troca de feedback a respeito do cumprimento do contrato de desenvolvimento;

 

 

 Demandas por coaching executivo:

  • Preparar executivos para assumirem posições que exijam grandes desafios.
  • Desenvolver habilidades de comunicação com seus pares, subordinados e superiores.
  • Capacidade de ouvir, dar e receber feedback construtivo, ampliando sua competência interpessoal e relacional.
  • Administrar e negociar conflitos.
  • Estabelecer estilos de relacionamento compatíveis com o discurso.
  • Capacidade de reconhecer a contribuição dos diferentes membros da equipe
  • Desenvolver estilos de liderança construtivos e integradores
  • Aprimorar a capacidade de tomar decisões e solucionar problemas
  • Resolver insatisfações com seu próprio desempenho
  • Administrar seu tempo
  • Rever seu estilo de gestão
  • Compatibilizar a vida profissional com a familiar.

 

Questões práticas do coaching executivo:

  • Atividade individual.
  • Ocorre fora do local de trabalho.
  • Se dá num ambiente seguro e sigiloso.
  • É aplicado por um profissional que está disponível para ouvi-lo e entende-lo com isenção e com o propósito de contribuir para o seu sucesso.
  • Número de seções: entre 5 e 10, com intervalos semanais e/ou quinzenais.

 

Princípios:

  • Foco em ação e resultados.
  • Não dependência não diretividade.
  • Não tomar uma decisão também é uma decisão.
  • Experimentar de forma consciente  novas maneiras de agir.
  • Como vamos nos desenvolver se não ousarmos?
  • Temos condições de fazer coisas nunca imaginada antes.
  • Facilitar o processo de escolhas.
  • Co-responsabilidade.
  • Aprendizagem contínua.

 

  

Para mais informações:

 

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.   - 45 9142 2194

 

Agende uma sessão  para conhecer o processo de coaching executivo.

 

Veja artigo: Coaching Executivo - Aprender a Aprender

 

Coach

Luiz Tiradentes

Luiz Antonio Tiradentes - Atua no desenvolvimento e aplicação de programas de liderança, desenvolvimento de   equipes, relações interpessoais, coaching executivo e formação de facilitadores de treinamentos. Formado em Administração com formação em Dinâmica dos Grupos – SBDG, Coaching executivo – ABRACEM e Prática Docente - UNISUL. Membro Certificado em Análise Transacional pela UNAT - Brasil.